A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (31), a Comenda de Talento Esportivo Genival Leal de Menezes ao desportista Leucio Laerte Barbosa Filho, conhecido como “Leucinho”, em reconhecimento à sua contribuição ao esporte no estado. A solenidade foi proposta pelo deputado Michel Henrique e reuniu atletas, amigos e familiares do homenageado.
Michel Henrique ressaltou que a homenagem prestada não é apenas um reconhecimento a Leucio Barbosa Filho, mas sim à Paraíba, pelas vitórias conquistadas.
“É uma forma de reconhecer o legado e a importância de Leucinho no esporte paraibano, inspirando novas gerações e fortalecendo a identidade esportiva da Paraíba. Ele é um amigo de longas datas, um profissional, professor, que incentiva o esporte. Também foi um profissional que teve muito êxito, chegou a ser campeão mundial, representando o Brasil e a Paraíba, mundo afora”, destacou Michel Henrique.
Emocionado com a comenda recebida pela Assembleia, Leucio Barbosa falou da sua dedicação ao futsal e ao ensino esportivo no Estado. “É uma honra receber essa tão nobre homenagem do meu amigo, deputado Michel Henrique. Sinto-me lisonjeado de estar aqui mais uma vez na Casa do Povo, ao lado dos meus familiares, amigos, desportistas, ex-professores e alunos. São 42 anos exercendo o esporte, um legado de aprendizado que eu passo para a garotada, para que eles exerçam o que amam, que é jogar futsal,” declarou.
O presidente da Federação Paraibana de Futsal e ex-técnico do homenageado, Bosco Crispim, relembrou momentos marcantes da convivência com o atleta. “Esse reconhecimento é muito importante, porque fui técnico dele por 10 anos, e considero que ele foi um dos melhores atletas do Brasil. Fomos campeões mundiais em João Pessoa, em 2000, uma das melhores fases de sua carreira. Hoje, como técnico no COPM, ele continua o trabalho com grande dedicação ao futsal,” destacou Crispim.
Também estavam presentes na solenidade o pai do homenageado, Leucio Laerte Barbosa; o presidente do Clube dos Oficiais, Coronel Francisco de Assis; o presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim; o técnico de Futsal Ricardo Ambrósio; e alguns dos amigos ex-atletas de futsal.
Sobre o homenageado – Natural de Campina Grande, Leucinho nasceu em 2 de março de 1974 e é filho de Leucino Laerte Barbosa, ex-atleta do Treze Futebol Clube, o famoso “Galo da Borborema”. Desde jovem, seguiu os passos do pai, iniciando sua trajetória esportiva no Clube Cabo Branco, em João Pessoa, sob a orientação de Sérgio Filho, então presidente de futsal do estado.
Sua carreira como atleta é repleta de conquistas, incluindo sua passagem por todas as seleções de base do futsal brasileiro. Leucinho foi campeão mundial universitário em 2000 e representou a seleção paraibana em diversas competições entre 1991 e 2003. Destacam-se também os títulos de tetracampeão Norte e Nordeste e sua atuação pelo Esporte Clube Cabo Branco e pelo Guarany-JP.