Especialista fala sobre os cuidados contra o câncer que matou Ney Latorraca

O câncer de próstata, que matou o ator e diretor Ney Latorraca, aos 80 anos, é uma doença que tem cura quando diagnosticada cedo, alerta o médico urologista Valter Paiva

O câncer de próstata, que matou o ator e diretor Ney Latorraca, aos 80 anos, é uma doença que tem cura quando diagnosticada cedo. É o que lembra o médico urologista Valter Paiva, acrescentando que os óbitos acontecem quando o paciente já descobre o mal em estado avançado.

“Nós sabemos, hoje em dia, que quando você se previne do câncer de próstata, o câncer de próstata não o levará ao óbito”, ressalta o médico Valter Paiva. O especialista completa: “O câncer de próstata, na realidade, só leva a óbito quando não é bem cuidado. Quando ele tem metástase”.

O especialista apontou que a prevenção no caso do câncer de próstata é o melhor remédio. “O câncer de próstata deve ser observado por todas as pessoas que tem mais de 50 anos de idade”, afirma, indicando que “a prevenção é o melhor terapêutica. Fazer o exame de toque retal, um PSA (exame de sangue específico que ajuda a rastrear o câncer de próstata), uma ultrassonografia da próstata transversal, são meios importantes de prevenção”.

Com relação ao tratamento, Dr. Valter Paiva lembra que ele pode ser expectante ou cirúrgico através do canal da úretra ou através de meios mais modernos como procedimentos robóticos, radioterapia e quimioterapia.

“A morte do ator Ney Latorraca deixa de luto a dramaturgia brasileira. Um grande ator que deixará muita saudade àqueles que transitam na televisão e no teatro brasileiro”, lamentou Dr. Valter Paiva.

Da redação do ON
Foto: Acervo pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui