Muitas pessoas ficam mais reflexivas no final de ano. Este é o período em que fazem um balanço sobre como foram os últimos 12 meses e estabelecem as metas para o novo ciclo que começa. Manter a espiritualidade fortalecida e identificar o propósito de vida ajuda a enfrentar os desafios do dia a dia com mais otimismo e contribui para uma existência de sucesso.
Esta é a mensagem do último episódio do ano do videocast “Sem Contraindicação”, que tem como tema “Espiritualidade e propósito de vida”. Para o bate-papo, a apresentadora Linda Carvalho recebeu duas lideranças religiosas bastante conhecidas na Paraíba: o pastor Estevam Fernandes e o padre Nilson Nunes.
*Uma força maior*
A espiritualidade pode ser definida como uma propensão humana de encontrar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível. É o exercício de buscar um sentido de conexão com algo maior que si próprio.
Apesar de as religiões serem importantes para o desenvolvimento e fortalecimento da espiritualidade, a pessoa pode exercer essa conexão sem seguir uma religião específica. Para os convidados, um exemplo de que a espiritualidade transcende a religião é o fato de um pastor e um padre estarem juntos em um mesmo programa, conversando sobre o tema.
*O melhor para nós*
Sobre as expectativas que criamos a respeito do futuro, os religiosos destacaram que nem sempre o que imaginamos ser o melhor para nós, de fato é. “A gente cria uma expectativa de que tudo que a gente quer, Deus tem que dar, que é uma lógica errada. Nenhum pai dá tudo o que o filho quer na terra, muito menos o [Pai] celestial. Tem coisas que você quer e não vai ser para o seu bem”, disse pastor Estevam Fernandes. Ele também destacou que a gente não deve estabelecer uma relação com Deus baseada em pedidos. A gratidão é importante.
Padre Nilson lembrou que, certa vez, uma fiel o abordou com profunda tristeza pela morte da mãe, de 92 anos. Ele disse que a confortou orientando que, em vez de lamentar a perda, agradecesse a Deus pelo privilégio de ter vivido tanto tempo com a mãe. Ele também chamou a atenção para o fato de que, muitas vezes, fazemos pedidos e, quando são atendidos, não conseguimos compreender a resposta. “Às vezes, a gente reza, pedindo a Deus para dar o melhor, direcionar nossa vida, remover algumas situações de nossa vida. E, às vezes, acontece, mas porque não é o que você queria, você reclama de Deus”, disse. “A gente precisa perceber os sinais de Deus”, afirmou.
*Onde assistir*
Produzido pela área de Comunicação da Unimed João Pessoa, o videocast Sem Contraindicação é publicado toda quinta-feira no YouTube (youtu.be/wEasMosdMF0), no Spotify e no Portal Unimed João Pessoa (unimedjp.com.br/semcontraindicacao). A proposta é abordar temas sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de avanços na medicina e novidades na Unimed JP. O episódio desta semana, que encerra a temporada 2024, é o 62º.