A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa à população que, em resposta às denúncias recebidas sobre o aparecimento de material biológico em algumas praias do município, realizou a coleta do referido material para análise e constatou que os dejetos são de tartarugas marinhas.
O material foi enviado ao Laboratório de Ficologia (LAFIC-DSE-UFPB) no último dia 16 de janeiro. De acordo com a Semam, o laudo Nº 3/2025-CCEN-DSE atesta que as fezes encontradas na faixa de areia entre as praias de Ponta de Campina e Poço não são humanas.
“Todas as amostras possuem a mesma origem e composição […] odor próprio característico para fezes de tartaruga marinha […] Conclui-se, sem a menor sombra de dúvidas, que as fezes analisada NÃO possuem origem humana”, diz o laudo assinado pelo Professor Dr. George Emmanuel.
O documento ainda destaca que o LAFIC “está investigando a ocorrência sazonal de grandes volumes de fezes de tartarugas marinhas entre os meses de novembro a janeiro nas nossas praias, fato recorrente e amplamente notificado nos anos de 2019, 2020, 2022 e agora em 2025. Este fenômeno não justifica maiores preocupações devido à ausência de riscos à saúde na população deste município, cabendo aos órgãos gestores os esclarecimentos necessários”.
A Semam reforça junto à população o seu compromisso com a preservação ambiental e o cuidado com os ecossistemas costeiros de Cabedelo.