O Hospital Santa Isabel vai chegar a 50 leitos de UTI até a noite desta terça-feira (23) para atender a demanda de casos graves de covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito Cícero Lucena após reunião com sua equipe de saúde. Com as novas unidades, a gestão estará entregando 30 leitos para o tratamento intensivo em apenas dez dias, garantindo equipamentos, insumos e mobilizando uma grande equipe de profissionais em tempo recorde.
“Foi uma oportunidade de fazer nova avaliação e planejar a criação de novos leitos. Na última semana tínhamos 20 UTIs, instalamos mais 14, hoje iniciamos mais 10 e, no período da noite, mais seis. Estamos fazendo um grande esforço e enfrentando muitas dificuldades para colocar isso em prática, principalmente na questão do pessoal”, explicou o prefeito.
De acordo com Cícero, para completar o quadro de profissionais, a secretária executiva da Saúde, Rossana Sá, e a diretora-geral do Hospital Santa Isabel, Adriana Lobão, serão plantonistas, visto que ambas são médicas. A formação das equipes de UTI inclui uma diversa gama de profissionais, entre os quais estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e dentistas.
A secretária Rossana Sá destacou ainda que a intenção da gestão é elevar o número de leitos para 60. “O Santa Isabel vai passar a ser referência nesse atendimento, se colocando entre os principais complexos de atendimento à covid-19 do País”, afirmou.
Ainda participaram da reunião o vice-prefeito Leo Bezerra, o secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha, e o secretário executivo da Comunicação, Janildo Silva.