Um dia desse, peguei emprestado de Clarice Lispector palavras de um texto onde ela fala sobre estar exausta. Uma frase, em especial, me chamou mais atenção porque tinha a ver com o meu momento: “Estou exausta de tirar ideia de mim”.
Por isso, fiquei um tempo sem escrever para esta coluna. Minha criatividade tava igual a um cano de pia entupido. Nem saía e nem entrava nada. Fiquei sabendo que o nome desse fenômeno é bloqueio criativo. Achei lindo e chique! Parece nome de livro, de filme, que por um tempo passou a nomear os meus dias pandemônicos.
Agora, voltei com toda gota serena. Saí “desentupindo” tudo que era de “cano”. E o “produto” que usei pra isso foi parar e prestar atenção. Falar menos – acredite, milagres acontecem, e observar mais. E ainda têm umas situações que vão ajudando a desbloquear a criatividade. Como essa que me aconteceu recentemente.
De forma inesperada, uma pessoa me chega e faz a seguinte pergunta: quem é você?
– Oi? E é assim, na tora? Não tem nem um beijinho antes, pra ficar mais leve? Brincadeira à parte, pensei: que mulesta de pergunta é essa, em plena pandemia?
E eu sei lá quem sou eu – respondi. Se eu já não sabia, antes da pandemia, imagine agora. É como se tudo o que a gente aprendeu, tivesse ficando emboloado. Tamo tudo voltando ao jardim de infância, de forma remota, é óbvio.
E tem mais. Se antes da pandemia eu já achava que o juízo não era algo que ganhava muito destaque na minha vida, agora foi que deu o istopô balaio.
Mas, independente de pandemia, creio que essa pergunta sempre foi e será a mais difícil de todas. Em todo planeta. Digamos que é a “pandemia” das perguntas.
Mas, Cora Coralina dá uma dica, muito importante, de como responder a essa famigerada pergunta:
“Sou feita de retalhos.
Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma.
Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou.”
É isso! Será que respondi?
Adorei Romye respondeu sim, eu no meio dessa pandemia tive que concluir a minha tese defendê- la , fiz na tora, buscando os últimos neurônios remanescentes !! Deu certo e há 15 dias defendi e passei, sou Doutora em saúde, triste fim, saúde no meio dessa pandemia !!!
Parabéns, apesar da pandemia! Sou sua fã!
Eita! O negócio desabrochou! Para nosso deleite! Pra lá de respondido!!!!
Obg, minha flor!
Maravilhosa resposta!!! Tão você, tão nós nesse momento que exige tanto, com a leveza e o jeito único Romye de ser, de encarar a realidade e os desafios com respostas únicas , sinceras e divertidas!!!! Sucesso na sua nova casa!
Obg, amore! Coisa boa tê-la por aqui! Sucesso a vc tb nessa empreitada nada fácil que é ser gestor de saúde, independente do espaço.