Cerest soma 282 atendimentos de pessoas com doenças em decorrência do trabalho

O número de pessoas atendidas este ano no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, chega a 78% do total de atendimentos realizados em 2020. De janeiro até o último dia 18, foram 282 pacientes e todos com nexo causal entre a doença e o trabalho confirmados.

Já em 2020, conforme o levantamento do Núcleo de Vigilância e Informação em Saúde do Trabalhador, no Cerest, foram 358 atendimentos, 62,2% dos casos foram em decorrência de Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Ler/Dort). Em seguida, as outras principais causas de afastamento são devido aos Transtornos Mentais e Comportamentais Relacionados ao Trabalho e as Doenças Infecciosas e Parasitárias que se referem aos casos de Covid-19.

“O Cerest possui função assistencial, mas também social, pois atua a fim de contribuir para o diagnostico e a confirmação do nexo causal entre a doença e o trabalho para que o trabalhador possa recorrer aos seus direitos previdenciários e trabalhistas, além de reforçar na rede de saúde a assistência a esse trabalhador, desde o serviço básico até a média e alta complexidade, caso o trabalhador venha a precisar”, destaca o coordenador do serviço, Kleber José.

De acordo com ele, o Cerest também tem uma importância singular atuando nas fiscalizações dos ambientes e processos de trabalho para que possa prevenir as formas de acidentes e adoecimentos de trabalho. “Por meio de fiscalizações constantes e capacitações em empresas de diversos setores atuamos também com o foco na prevenção dos adoecimentos devido às condições dos locais de trabalho”, conclui.

O Centro – O Cerest é regulamentado pela Portaria SAS nº 614, de 17 de agosto de 2006 e abrange a macrorregional I do Estado da Paraíba, prestando assistência a pacientes oriundos de 64 municípios, que integram a macrorregião. Os serviços do Centro visam à recuperação e a reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Atendimento – Quem necessitar dos serviços do Cerest pode marcar uma consulta através do telefone (83) 3218-7114 ou ir diretamente à sede, que fica localizada na Rua Alberto De Brito, S/N, no bairro de Jaguaribe, dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe. No dia da consulta, o usuário precisa levar documentos pessoais como RG, CPF, Cartão SUS, além de atestados, laudos e pareceres médicos precedentes.

Ao chegar ao serviço, o trabalhador passará por duas consultas. Primeiro, será atendido por profissionais como fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, que realizarão uma escuta qualificada sobre a história de trabalho (anamnese ocupacional) e a história da doença (anamnese clínica). O segundo atendimento é realizado pelo médico, que vai avaliar se o trabalho foi determinante ou contributivo para o adoecimento.

Ao ser confirmado o nexo causal entre a doença e o trabalho, o serviço emitirá a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), parecer e laudo médico para fins de direitos do trabalhador, no âmbito da Previdência Social ou na Justiça do Trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui