Caravana do Cuidar realiza 583 atendimentos na comunidade Laranjeiras

A Caravana do Cuidar aportou na comunidade Laranjeiras, no bairro José Américo, nesta sexta-feira (10). Foi a 13ª edição do projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa. Foram registrados 583 atendimentos nos serviços de assistência social, empregabilidade, direito do consumidor e saúde.

O prefeito Cícero Lucena esteve presente acompanhando as atividades e conversando com a população. Ele destacou a missão da Caravana em promover cuidado e cidadania para as pessoas das mais diferentes áreas da cidade. “Este é o grande objetivo da nossa gestão: levar qualidade de vida às pessoas e garantir o acesso do cidadão aos serviços públicos e aos seus direitos”, afirmou. O vice-prefeito Leo Bezerra também marcou presença.

Os moradores da localidade chegaram cedo à Caravana, como Daniela dos Santos, de 28 anos. Primeiro, ela fez o cadastro no CadÚnico. Em seguida, garantiu sua inscrição no Sine-JP. “Tenho experiências como auxiliar de cozinha, garçonete, serviços gerais e com panfletagem. Mas tem dois anos que estou desempregada. Vim tentar alguma oportunidade no mercado. Aproveitei para me matricular no curso de camareira. Agora é torcer para conseguir algo”, falou.

Já a dona de casa Helena Batista saiu de Gramame para aproveitar a roda de serviços. Ela precisava atualizar os dados no CadÚnico. Porém, foi determinada para conseguir atendimento odontológico. “Há dois anos, comecei a sofrer com dor em um dente. Eu não podia comer nada, que incomodava bastante. Aqui na Caravana, consegui extrair. Foi um alívio tão grande, que chorei emocionada. Agora, vou poder voltar a comer em paz”, contou.

Domicílios – Todas as equipes envolvidas na Caravana do Cuidar possuem seu ponto de atendimento na estrutura itinerante. Porém, os profissionais sempre estão dispostos a estender os serviços aos domicílios que tenham moradores com limitações que os impeçam de comparecer ao projeto. Nesta sexta, a equipe de saúde bucal deu conta de uma dessas demandas, ao prestar assistência a uma pessoa com deficiência.

“Como se tratava de uma paciente acamada, um familiar pediu para levarmos o atendimento odontológico até sua casa. E prontamente fomos até lá, baseados nos nossos princípios que são a integralidade, o cuidado, o acesso universal ao tratamento”, disse o odontólogo Victor Sousa.

Os procedimentos odontológicos estão entre os mais procurados na Caravana. Só na manhã desta sexta, aconteceram 30 atendimentos. Além de Victor, a equipe conta com os dentistas Gustavo Torreão, Andrezza Feitosa, Cacia Queiroga e Maria Eduarda. Os trabalhos são coordenados por Camila Castelo Branco e Patrícia Moreira Rabello.

Balanço – Do total de atendimentos realizados pelas equipes, 25 foram no Sine-JP; 56 atualizações do CadÚnico; 70 testes rápidos de DSTs; 20 aplicações de vacina contra hepatite e tríplice viral; 40 aferições de glicemia e 60 de pressão arterial; 51 de auriculoterapia; oito no Procon-JP; 45 cortes de cabelo e 130 serviços de beleza; cinco orientações nutricionais; sete cadastros no Acessuas Trabalho; seis na ouvidoria; 13 no programa Criança Feliz e 17 no CRAS.

Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) conta com o apoio das Secretarias da Transparência Pública (Setramp); Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); Participação Popular (SEPP); Saúde (SMS); Procon-JP; e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui