Começa nesta quinta-feira (4), em Gramado (RS), a 33ª edição do Festival de Turismo da cidade (Festuris). Em 2020, a feira foi a primeira a ser realizada na América Latina no formato presencial ainda durante a pandemia e com resultados bastante positivos. No evento deste ano, os organizadores estimam a presença de mais de 15 mil profissionais do Turismo em um momento importante para a economia mundial, com a redução dos casos de Covid-19, queda no número de mortes, avanço no processo de vacinação da população e reabertura das fronteiras internacionais.
O Destino Paraíba participa do Festuris em um estande próprio, pelo segundo ano consecutivo, e, segundo Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a expectativa é muito grande, superando o evento promovido no ano passado. “Em 2020, o evento foi excepcional, com os agentes de viagens muito interessados em conhecer a Paraíba, tendo em vista a perspectiva de reabertura do turismo e da tendência das viagens de proximidade, dentro do Brasil”, disse.
Na opinião da executiva da PBTur, o tema do Festuris Gramado é muito pertinente – na “Era da Transformação” -, pois o momento é realmente das pessoas se reinventarem e buscarem novos formatos de roteiros, investindo na regionalização, no sentimento de pertencimento e buscando novas experiências. “A Paraíba é um destino que oferece essas possibilidades aos turistas, além do sol e mar. Temos potencial para oferecer turismo de aventura, de natureza, cultural, gastronômico e histórico em um pacote completo para quem pretende ter experiências inesquecíveis em um destino que começa a despontar no mercado nacional”.
Assim como acontece em todos os eventos aos quais a PBTur participa, o estande da Paraíba estará aberto para que as secretarias de Turismo dos municípios possam divulgar seus roteiros. Estão confirmadas as presenças de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Campina Grande, Cabaceiras, Bananeiras, entre outras. Além da feira, o Festuris abre a oportunidade de imersão que conectará o turismo a diferentes setores do mercado, e alcançará profissionais de diversos segmentos. Serão promovidos cases com know-how empresarial de personalidades com grandes lições de superação na vida, que estarão no palco principal do evento, e vão abrir suas perspectivas sobre esse novo momento. No ano passado, o evento registrou 5 mil inscritos, 6 mil reuniões de negócios por meio do aplicativo, 1,5 mil marcas em exposição em 25 mil metros quadrados de área.