Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de João Pessoa está realizando atividades em combate ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem. Dentro da programação da campanha intitulada ‘Novembro Azul Sempre’, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, nesta sexta-feira (12), das 8h às 12h, uma ação com diversos serviços direcionados para a população masculina, no Parque Solon de Lucena, próximo às paradas de ônibus.
Segundo o coordenador da área técnica de Saúde do Homem do município, Késsio Brito, as atividades têm a finalidade de levar os serviços de saúde aos homens, buscando ampliar o acesso e sensibilizar o público masculino para a importância do autocuidado. “Quanto mais homens procuram os serviços de saúde, melhor compreenderemos as necessidades individuais, bem como teremos o vínculo com a população masculina sensibilizada para a importância do cuidado com a saúde, visando a melhoria da qualidade de vida”, afirmou.
A programação do ‘Novembro Azul Sempre’, lançada na última terça-feira (9), também conta com atividades na Atenção Básica, por meio das unidades de saúde da família (USF), e das ações do ‘Saúde Vida Mais’, realizadas nos serviços de Atenção Especializada como as policlínicas municipais e centros de atenção psicossocial (Caps). Nas atividades são disponibilizados serviços de promoção e prevenção à saúde, a exemplo de práticas integrativas, orientações de higiene bucal, vacinação, testagem para ISTs e distribuição de preservativos.
A ação desta sexta-feira (12) é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). Além dos serviços de promoção à saúde, durante toda a manhã, serão distribuídos materiais de educação para o trânsito seguro.
De acordo com o coordenador de Saúde do Homem, alguns fatores limitam o acesso da população masculina aos cuidados em saúde, a exemplo da dificuldade deste público em verbalizar suas necessidades no contexto assistencial e a menor oferta de atividades específicas em serviços de Atenção Básica em relação à população feminina.
“Observamos que os homens fazem menos uso de serviços de cuidado longitudinal, visto que subjetivamente valorizam menos a ida aos serviços de saúde. Portanto, é necessário reiterar os planejamentos das ações e organização dos serviços de saúde com relação ao homem durante todos os meses do ano, não restringindo apenas ao mês de novembro”, destacou Késsio Brito.
Dia D de Saúde do Homem – Ainda dentro da programação da campanha “Novembro Azul Sempre”, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) vai promover, no dia 20 deste mês, o Dia D da Saúde do Homem, ofertando 400 consultas com médicos urologistas para homens a partir de 18 anos de idade.
De acordo com a diretora geral do Hospital Santa Isabel, Adriana Lobão, o objetivo é alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e estimular o público masculino a cuidar mais de sua saúde de forma ativa, exercitando o autocuidado numa perspectiva integral.
“Queremos alavancar a importância da consulta masculina pelo menos uma vez ao ano em sua unidade básica de saúde, visando a prevenção de doenças crônicas como neoplasias de boca, próstata e pênis”, afirmou.
Além do mutirão com 400 consultas de urologia, homens com 50 anos ou mais terão seus exames de PSA colhidos durante a ação. “A critério médico e histórico familiar, o exame de PSA poderá ser realizado também em outras faixas etárias. Será disponibilizado, ainda, o planejamento reprodutivo para homens que desejarem realizar cirurgias de vasectomia”, explicou Adriana Lobão.
Os atendimentos no Dia D da Saúde do Homem acontecerão mediante agendamentos que deverão ser realizados nas unidades de saúde da família (USF) e na recepção do Hospital Santa Isabel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.