O Flamengo deu um show de bola na noite desta quarta-feira, 1º de julho, no estádio mais querido do Brasil, o Maracanã. Mas não foi apenas pelo bom desempenho da equipe dentro de campo que venceu o fraco time do Boa Vista pelo placar de 2 x 0, mas pelo recorde mundial de transmissão ao vivo no Youtube. Mais de dois milhões de torcedores assistiram ao jogo, ao vivo, durante a transmissão da Fla TV.
A Rede Globo de Televisão até o início da tarde desta quarta-feira tentou, na Justiça, que o jogo não fosse realizado. O motivo foi que a Globo adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca e acertou com todos os clubes, com exceção do Flamengo, deixando a equipe do Ninho do Urubu fora da transmissão global durante o campeonato estadual em 2020.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Medida Provisória 984, no dia 18 de junho, dando o direito a qualquer time mandante 100% do direito de poder transmitir as suas partidas por qualquer veículo de comunicação. E foi isso que o atual campeão brasileiro da Libertares da América fez. Bateu o recorde mundial de transmissão esportiva pelo Youtube ainda conseguiu mais de 4 milhões de inscritos, tendo mais de dois milhões de torcedores assistindo, ao vivo, ao jogo.
O JOGO
O Flamengo começou a partida trocando passes no meio-campo, tentando encontrar um espaço na defesa do Boavista. O primeiro lance de perigo foi aos 9 minutos. Rafinha foi lançado na linha de fundo, deu um chapéu no marcador e rolou para Everton Ribeiro. O camisa 7 chutou forte e Kléver fez ótima defesa. Aos 19′, Gerson lançou para Rodrigo Caio, que ajeitou de cabeça para Léo Pereira tocar por cima do goleiro. O zagueiro Douglas Pedroso se antecipou para evitar o gol.
De tanto insistir, o Mengão abriu o placar aos 35′. Rafinha cruzou da direita, Arrascaeta ajeitou a bola, que desviou em Gerson e sobrou para Pedro tocar na saída do goleiro: 1 a 0. A primeira etapa terminou com o Rubro-Negro em vantagem.
O Mengão voltou com o mesmo ritmo do primeiro tempo e logo levou perigo. Aos 2 minutos, Michael fez excelente jogada pela direita e cruzou rasteiro. A bola passou na pequena área e Pedro quase conseguiu desviar. Aos 5′, o Fla ampliou o marcador. Michael recebeu na esquerda e rolou para Gerson, que soltou a bomba. A bola foi no ângulo, sem chance para Kléver: 2 a 0. Após o segundo, o Rubro-Negro continuou pressionando o adversário e criou diversas oportunidades para fazer o terceiro. No finalzinho, Michael invadiu a área e chutou em cima do goleiro.
E AGORA?
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (05) para encarar a semifinal da Taça Rio. O Rubro-Negro jogará com a vantagem do empate por ter se classificado em primeiro no Grupo A.
ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Filipe Luís; Willian Arão (Thiago Maia), Gerson (Diego), Everton Ribeiro (Michael), De Arrascaeta (Pedro Rocha), Bruno Henrique; Pedro (Vitinho).