A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o Requerimento (18.805/21) do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) solicitando ao Governo da Paraíba a realização do dedesassoreamento do Açude Velho, em Campina Grande. Um dos principais cartões postais da cidade que fica cravado no Centro, possuindo uma área de aproximadamente 47 mil m².
“Esse é um espaço importante da cidade e precisamos preservá-lo. Para isso, a realização do desassoreamento é fundamental. Em suas margens estão localizados os principais bares e restaurantes de Campina Grande, além de um museu projetado por Oscar Niemayer. Esse trabalho executado no nosso Açude Velho vai garantir preservação desse cartão postal que é orgulho da cidade”, disse Tovar.
O deputado lembrou ainda que o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSDB), chegou a firmar parceria com a Prefeitura e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a revitalização e limpeza das águas do Açude Velho. O projeto, firmado num termo de cooperação, contempla não apenas as águas do reservatório, mas também a revitalização urbana do local.
História – O Açude Velho foi o primeiro açude da cidade de Campina Grande e foi construído por causa da seca que o Nordeste enfrentou de 1824 a 1828. Assim, a construção do açude pelo governo provincial paraibano foi iniciada em 1828 e concluída em 1830, sendo, por quase um século, o maior açude da região de Campina Grande.