Secretaria de Saúde da Capital entrega carteirinhas a 60 pacientes com fibromialgia

A Secretaria de Saúde de João Pessoa realizou, nesta quarta-feira (23), a entrega das carteirinhas de 60 pacientes com fibromialgia. A ação aconteceu no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários, serviço assistencial para as pessoas acometidas da doença.

A carteirinha da pessoa com fibromialgia é um documento que tem como objetivo facilitar o acesso desse público ao atendimento médico e consultas, filas de banco, estacionamento prioritário e está sendo implantado com base em legislação municipal. Com essa entrega, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chega ao marco de 100 carteiras distribuídas aos pacientes.

“Realizamos hoje uma ação que, por mais que possa parecer simples, é extremamente importante, que é a entrega da carteirinha aos portadores de fibromialgia, documento esse que garante diversos benefícios e ações previstas na lei, bem como reforçamos nossa rede de assistência aos pacientes”, destaca a secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz.

Para a emissão da carteira, o usuário deve se dirigir a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, portando os seguintes documentos: RG, CPF, foto 3×4, Cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo atualizado de diagnóstico da fibromialgia. As USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h às 16h.

“Caso o usuário não tenha laudo médico comprovando que tem fibromialgia, poderá ser atendido por um reumatologista na Policlínica Municipal do Cristo ou Jaguaribe. Para isso, deverá ser encaminhado para a consulta através de sua unidade de saúde, via regulação”, explica Anne Helga Almeida, gerente de Atenção Especializada da SMS.

Assistência – A SMS garante assistência às pessoas com fibromialgia na Atenção Básica, com atendimento clínico em geral e, na Atenção Especializada, com as consultas com médico reumatologista nas Policlínicas Municipais e Prática Integrativas e Complementares em Saúde, no espaço Equilíbrio do Ser.

Fibromialgia – É uma síndrome clínica que se manifesta com dor em todo o corpo, principalmente na musculatura. A dor é acompanhada de sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Lei Municipal – A Lei Ordinária 13.991/2020 institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de João Pessoa, com diretrizes como atendimento multidisciplinar, participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para este grupo, disseminação de informações relativas ao tema, incentivo à formação e capacitação de profissionais especializados na assistência a este público e atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos municipais, empresas privadas e comerciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui