UNIESP abre as portas para itinerários formativos do MEC destinado a alunos do Ensino Médio

Kubistchek Pinheiro

O  Centro Universitário UNIESP sai na frente mais uma vez. A instituição abre as portas abertas para que os estudantes de Ensino Médio do Pio XI possam ter suas primeiras experiências nas áreas de conhecimento que pretendem seguir carreira. Isso por que, com a implementação do Novo Ensino Médio, como estabelecido na Lei nº 13.415/2017, a carga-horária dos alunos será complementada com os chamados itinerários formativos.

De acordo com vice-reitora do Uniesp, professora Iany Barros, a ideia é expandir para outras escolas. “Esse projeto é um desafio novo, que está sendo bem alinhado e desenvolvido pela professora Márcia Albuquerque. Vamos ampliar  para  outras escolas, em breve”, revelou.

 

 

No site do Ministério da Educação (MEC), destaca que  os itinerários formativos são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outros, em que o estudante poderá se aprofundar em uma das áreas de conhecimento  (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Os itinerários serão escolhidos pelos próprios alunos, de acordo com a oferta de suas escolas.

 

Áreas de atuação – A parceria entre o UNIESP e o Pio XI está ofertando itinerários nas áreas de Direito, Engenharia Civil, Sistemas de informação e Arquitetura e Urbanismo. Serão encontros quinzenais de duas horas, durante seis meses. Após os semestre, o aluno poderá optar por experimentar outra disciplina, podendo assim ter noções iniciais de diversas áreas, para facilitar sua escolha profissional. O primeiro encontro dos alunos no Centro Universitário aconteceu nesta segunda-feira (21).

 

A editora de publicações do UNIESP, professora Márcia Albuquerque, enfatizou que os conhecimentos adquiridos com os itinerários informativos serão de muita importância na formação do estudante. “O Novo Ensino Médio busca contribuir com a formação de sujeitos críticos, criativos e responsáveis. Para tanto, possibilita ao aluno(a) além da sua formação geral básica, uma parte diversificada (Itinerários formativos), a qual ele tem a possibilidade de aprofundar suas aprendizagens e vivenciar novas experiências, inclusive para o mundo do trabalho”, explicou.

Itinerários  – Em 2022, os itinerários serão oferecidos a alunos do 1º ano do ensino médio. Já nos anos seguintes, os alunos de 2º (2023) e 3º (2024) também serão contemplados. A professora Márcia afirma que o UNIESP irá entregar aos pré-universitários a mesma qualidade exercida nas graduações, que é referência em educação no estado. “Neste sentido, o UNIESP se propõe a contribuir com a implementação deste programa ofertando e construindo junto às escolas de Ensino Médio, itinerários formativos que intencionem aprofundar aprendizagens de áreas específicas escolhidas pelo aluno, tal como também, possibilitar aos mesmos conhecer e vivenciar diversas áreas de formação”, ressaltou.

 

A reitora do Uniesp Erika Marques e a mantenedora, Graça Holanda Colaço ressaltaram a iniciativa do Ministério da Educação. “Estamos recebendo os alunos, que são conduzidos para essa experiência fantástica, de conhecer e aprender mais sobre o curso que eles vão estudar num futuro bem próximo”.

“Consideramos muito valiosa essa Lei nº 13.415/2017 destinada para alunos do  Novo Ensino Médio, colocando na carga-horária dos alunos o  complemento com os chamados itinerários formativos. Sejam todos bem-vindos”, disse a professora Graça Colaço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui