O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) questiona a prefeitura de João Pessoa sobre a falta de realização de concurso de projeto de Arquitetura para obras de construção e requalificação.
Em João Pessoa, foi anunciado pela imprensa que o prefeito Cícero Lucena, após consolidar a aquisição da área de 35 hectares do Aeroclube, localizado no bairro do Bessa, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para implantação de um novo Parque Urbanístico, já anunciou que o projeto terá a assinatura do Escritório de Burle Marx.
Diante do exposto, o CAU/PB questiona os gestores sobre o porquê da não realização de concursos públicos de projeto de Arquitetura. A defesa de concursos públicos de arquitetura como modalidade mais democrática para escolha de projetos que utilizem recursos públicos ou privados de natureza pública, é uma das ações propostas aos gestores pelo CAU/BR, CAU/PB e os Conselhos dos demais estados.
“Um dos nossos maiores desafios como Conselho é promover os concursos públicos de projetos de Arquitetura, mostrando para os gestores a importância desse instrumento para a qualidade arquitetônica e construtiva das cidades”, explicou o presidente do CAU/PB, arquiteto e urbanista Eduardo Nóbrega.
O CAU/PB informa, ainda, que enviará ofício à instituição e que, além de estar aberto ao diálogo, se coloca à disposição para auxiliar a organização dos concursos públicos de projetos de Arquitetura, assim como o IAB.pb.