A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), recuperou quase três mil pontos de iluminação em toda Capital no último mês de março, atendendo aos pedidos da população. Troca de lâmpadas, reatores, luminárias, braços, relés, além de outros materiais que, depois de substituídos, são descartados de maneira adequada, sem riscos ao meio ambiente, ou reaproveitados para uso.
Esse trabalho é feito pela Diretoria de Iluminação Pública (Dilup), que conta com laboratório próprio para testar os equipamentos que as equipes de campo retiram de postes com problemas na iluminação. Lâmpadas, reatores, além de componentes do sistema de iluminação de led, estão entre os itens recuperáveis, que a Dilup consegue devolver para a iluminação pública, evitando desperdício de material.
Já os conectores, base para relé, fios e cabos danificados, são descartados. Esse processo é feito em parceria com uma empresa terceirizada, que recolhe o material para a reciclagem, onde o descarte é feito de maneira correta. Joyce Alves, diretora da Dilup, lembra do compromisso da Prefeitura de João Pessoa para garantir uma iluminação de qualidade como a responsabilidade com o meio ambiente.
“Lâmpadas com descargas de alta pressão têm gases dentro, inclusive mercúrio. Quando elas quebram, soltam substâncias nocivas, que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Já a maior parte das lâmpadas de led, a gente consegue substituir apenas o módulo danificado, sem que haja a necessidade de descartar toda a luminária. A Dilup trabalha com responsabilidade ambiental e consciência sustentável”, pontuou.
Atendimento – Qualquer cidadão pode solicitar os serviços de manutenção da iluminação pública da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Os canais de atendimento são o call center, no número 0800-031-1530, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; na plataforma Prefeitura Conectada, no site da Prefeitura de João Pessoa; ou ainda presencialmente na sede da Seinfra, que fica na Avenida Rio Grande do Sul – Bairro dos Estados.