Hospital de Trauma de João Pessoa realiza procedimento cirúrgico-endoscópico

Com a aquisição de novos aparelhos de endoscopia, por meio do Governo do Estado, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, passou a realizar o procedimento de Gastrostomia Endoscópica Percutânea. A cirurgia endoscópica é minimamente invasiva, o que possibilita melhor recuperação e qualidade de vida dos pacientes mais debilitados. A técnica ainda permite que a nutrição, fluidos e medicamentos sejam colocados diretamente no estômago, sem passar pela boca e esôfago.

Segundo o diretor-geral do hospital, Laecio Bragante, o procedimento é realizado nos principais centros de saúde do mundo. O primeiro realizado no Hospital de Trauma foi em 9 de abril, em um paciente de 24 anos, com diagnóstico de disfagia secundário e paralisia cerebral. “O procedimento é realizado através de aparelho de endoscopia, com incisão menor que 1,5 cm na região abdominal. A partir dele, o paciente com disfagia, passa a receber o alimento diretamente no tubo alimentar e também permite a retirada de corpo estranho na via de alimentação”, salientou.

De acordo com o cirurgião endoscopista e coordenador do setor, Victor Andrade, esse procedimento ajuda a evitar problemas em pacientes já debilitados. “É seguro e eficaz, garantindo uma alimentação e nutrição adequadas para pacientes que não conseguem deglutir, possui alguma patologia como tumor na cavidade oral ou em pacientes neurológicos – que têm maior risco de broncoaspiração”, ressaltou.

Para Bragante, os investimentos do Governo do Estado têm beneficiado milhares de paraibanos, que necessitam dos serviços de saúde. “Neste mês, o hospital recebeu dois novos equipamentos de Endoscopia/Colonoscopia, além de Torre de Vídeo para realização de cirurgias assistidas por vídeo e um novo tomógrafo, o que garante mais eficácia e rapidez nos diagnósticos de doenças”, salientou.

O coordenador, Victor Andrade, lembra que os novos aparelhos de endoscopia possibilitam qualidade de vida para a população. “Os novos aparelhos adquiridos pelo Governo do Estado têm alta resolução e qualidade de imagem, a gente consegue tratar e diagnosticar diversas doenças da nossa rotina diária do hospital, como hemorragia digestiva, remoção de corpo estranho, possibilitando uma melhor saúde para nossa população”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui