Rebeka Paiva
Nesta terça-feira, dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco e, em alusão a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma ação para conscientizar a população sobre os malefícios do fumo, a partir das 9h, no Shopping Tambiá, localizado no Centro da cidade. A programação segue até as 12h e acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e outras entidades.
Durante a ação, a população terá acesso à aferição de pressão arterial com orientações de saúde, orientações sobre os prejuízos do fumo à saúde, informações sobre o serviço de tabagismo no SUS da Capital e como ter acesso, além da distribuição de material informativo e educativo.
“Precisamos conscientizar a população sobre os malefícios que o tabagismo traz a saúde. Tabagistas têm seu sistema respiratório prejudicado pelo fumo, e, em tempos de pandemia, esse é uma agravante para a infecção pelo Coronavírus. Mas ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são imediatos, de 12h a 24h sem fumar os pulmões dos fumantes já funcionarão melhor”, alerta a coordenadora da Área Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Ana Aline Oliveira.
Este ano a Organização Mundial da Saúde estipulou para a data o tema ‘Tabaco: Ameaça ao nosso Meio Ambiente’, com foco no alerta sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Além disso, estima-se que surjam este ano mais de 30.000 novos casos desse tipo de câncer.
Serviço – A Secretaria de Saúde oferta assistência para as pessoas que desejam parar de fumar. Por demanda espontânea o tratamento é feito com o acompanhamento equipe multiprofissional da saúde e, varia de acordo com a necessidade de cada paciente. A assistência está disponível em todas as Policlínicas Municipais, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) AD Capistrano e Jovem Cidadão e em algumas Unidades de Saúde da Família (USFs): Cidade Verde, Funcionários, Jardim Planalto, Qualidade de Vida, Grotão, Verdes Mares, José Américo, Alto do Céu Integrada, Roger, Santa Clara e Bessa II.
Doenças – O cigarro é composto por cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Entre as principais doenças causadas pelo fumo, destacam-se o câncer de pulmão, enfisema pulmonar, infarto e doenças coronarianas como a angina. Estima-se que a cada 100 pessoas que desenvolvem câncer no pulmão, 90 são fumantes ativos. Dos que restaram, quatro consomem a droga passivamente. Especialistas também alertam que o uso do cigarro causa impotência sexual.