A Gerência dos Centros Sociais Urbanos (CSU), que integra a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entregou nesta quarta-feira, (1º), os certificados da primeira turma que concluiu os cursos na área de embelezamento, nas especialidades de depilação, cortes de cabelo e escovas, após pandemia, na unidade de Mandacaru. Foram ofertadas 60 vagas, sendo 20 por especialidade.
O gerente Operacional dos Centros Sociais Urbanos (CSUs), Jamil Richene, avalia de forma positiva a oportunidade de qualificação de pessoas de baixa renda para ingresso no mercado de trabalho em variados campos de atuação. “As pessoas estão preparadas para trabalhar como profissionais em salões de beleza, como também para abrir seu próprio empreendimento. São novas pessoas qualificadas, que possuem uma profissão, e que podem assegurar sua sustentabilidade, renda e ingressar no mercado de trabalho, ajudando na manutenção de suas famílias”, afirmou.
Jamil Richene adiantou que o mesmo bloco de cursos será levado a outros CSUs, e já no próximo dia 13, será iniciada nova turma na Unidade do CSU do bairro do Geisel, onde está sendo feita a divulgação e mobilização para que as pessoas interessadas possam realizar suas inscrições.
A professora Auricélia Duarte as Silva, profissional na área de embelezamento, comentou que o curso qualificou a maioria daqueles que já estão no mercado trabalhando na área de salão. “Agora adquiriram o kit para depilação e começaram a trabalhar atendendo em domicílio. Num curso de 60 horas, é possível mostrar e trabalhar com alunas a depilação completa e obter bons resultados”, observa a professora.
Foto: Alberto Machado