A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, na noite desta sexta-feira (15), o resultado final de três editais de ocupação de seus equipamentos – Casa da Pólvora, Galeria Casarão 34 e Hotel Globo. Em todos os editais, há propostas que ficaram na suplência. As listas completas foram publicadas no Portal da Transparência.
“O resultado dos editais confirma o processo de tranquilidade que tivemos na formação de todos eles. Foi um concurso bastante pensado coletivamente, discutido com a comunidade de artistas. E nós finalizamos esses editais de maneira muito tranquila”, avaliou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O próximo passo do processo é fazer o planejamento e agendamento das exposições e das ocupações organizadas em todos os equipamentos culturais. “A Prefeitura fica muito feliz com esse resultado. Agradecemos à comunidade de artistas pelo envolvimento e também à comissão de avaliadores e todos os profissionais da equipe”, acrescentou.
Com esse resultado, a Funjope está conseguindo manter uma política de valorização dos artistas e de ocupação dos equipamentos culturais por meio de editais. Esses editais foram resultados de muito diálogo com a comunidade de artistas e passaram por um processo de validação social. Além disso, contou com o apoio de uma comissão qualificada que analisou os projetos.
Casa da Pólvora – Para o edital de ocupação da unidade cultural Casa da Pólvora – nº 60.003/2022 – o resultado está no link https://transparencia.
Também na Casa da Pólvora, para mostra de dança urbana, as propostas aprovadas foram Urban dance day, Da liberdade ao cativeiro, Do fogo ke há em mim, O preto e o branco e a jornada de mundos possíveis, Corpo plural: identidade, raízes e fusão, Pandora pocket show, The Mask – 2 de mim e Luz do meu erê.
Foram aprovadas ainda para o mesmo local dez propostas para mostras de literatura: O que pesa no Norte, A ver só, Só você consegue me levar embora, O latíbulo do corpo, Carne sísmica, A natureza da cebola roxa, Vozes ancestrais ou lírico afro ser, Na estrada da poesia, Meu quintal de histórias e Eu sou a mulher que mordeu as mãos do impossível.
Casarão 34 – Para o edital nº 60.002/2022, de seleção e premiação de propostas de exposições temporárias da Galeria Casarão 34 2022/2023, foram selecionados quatro projetos que estão no link https://transparencia.
Hotel Globo – Já para o edital de ocupação do Hotel Globo – nº 60.004/2022, que visa à seleção e premiação de propostas de exposições temporárias do espaço interno do equipamento, foram selecionados quatro projetos: Fragile, Exposição Ancestralidades e evidências, O feminino na luz de Caravaggio e Investigações de Si. O resultado pode ser conferido no link https://transparencia.
Lucilene Meireles com Foto da Secom/PMJP