O governador e candidato à reeleição João Azevêdo participou, nesta terça-feira (30), da sabatina com os candidatos ao Governo do Estado promovida pela Ordem de Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) e Associação Paraíba de Imprensa (API). Tratando sobre temas como saúde, educação, segurança pública, comércio, habitação, populações LGBTQIAP+ e preta, turismo e agricultura. João assinou uma carta-compromisso com as entidades para implantar em sua gestão as ações debatidas durante o evento.
Comandada pelos presidentes Harrison Targino (OAB-PB) e Marcos Wéric (API), a sabatina contou com questões propostas pelas entidades representativas de cada segmento. Inicialmente, João comentou sobre as ações implantadas na educação e a valorização dos professores e servidores da área.
“Temos, e já começamos a incorporar a bolsa desempenho direto no salário e em junho deste ano 20% dos professores já receberam. Pagamos o piso da categoria, aplicamos percentual de aumento em toda tabela do magistério. Já implantamos praticamente 57% de aumento de salário nos profissionais de educação. Tenho plena convicção que a incorporação da bolsa vai acontecer naturalmente, e se a economia do Estado permitir podem haver adiantamentos. Não há dúvidas, vamos manter a incorporação sim, e na verdade dar continuidade aquilo que já começamos a fazer”, afirmou João.
Com relação à segurança pública, João destacou os projetos dos Centros Integrados de Monitoramento e Controle no estado. “Temos implantado um Centro Integrado de Monitoramento e Controle da segurança pública, em Patos, para monitorar a sociedade através de 3 mil câmeras que instalaremos em todo estado. Em Campina Grande já está sendo finalizado outro Centro, e também teremos um em João Pessoa, que será entregue ainda neste ano. São investimentos de mais de R$ 100 milhões apenas em tecnologia para segurança. São com ações como essa que pretendemos impactar o cotidiano dos paraibanos gerando cada vez mais segurança. Faremos concurso para a Polícia Civil, serão mais de 1.400 vagas, demos autonomia à Civil, todos os agentes da segurança foram promovidos, são aproximadamente mais de 10 mil promoções na nossa gestão, demos aumentos salariais e em benefícios, implantamos o PCCR da categoria. Então continuaremos fazendo muito mais pelos servidores da área e em prol dos paraibanos”, disse o governador.
Questionado sobre Turismo, João ressaltou a preparação de mão de obra qualificada e dos projetos grandiosos para o estado. “Temos o Polo Cabo Branco, com resorts e parque aquático, que trarão um novo tipo de turismo ao estado. Temos o Hotel Escola no Bruxaxá, para qualificarmos essa mão de obra. Faremos investimentos importantes, além disso seguiremos construindo estradas para viabilizar a interiorização do turismo. O Brejo é um case de sucesso. Também temos a chegada de novos voos da Azul, temos o voo regular entre Recife e Patos, tudo isso vem mudando o turismo na Paraíba e impactando positivamente a economia do nosso estado”, comentou João.
Atento às demandas urgentes da população, que vive um cenário nacional de insegurança alimentar, o governador tratou sobre o enfrentamento à fome e as ações de sua gestão. “A fome voltou a esse país e demos uma resposta na proteção dos paraibanos. Mais que dobrei os restaurante populares, implantamos o programa Prato Cheio, para fornecer refeições à população em situação de rua, temos o programa Tá na Mesa, que já atua em 147 municípios oferecendo refeições a R$ 1, com o governo bancando o restante do valor, que beneficia milhares de paraibanos. Geramos saldo positivo de geração de empregos a cada mês. Essa é a forma real de implantar políticas públicas e políticas de proteção à população. E seguiremos com essa visão e, evidentemente, com os investimentos nessas áreas”, afirmou João.
No encerramento da sabatina, João agradeceu o convite da OAB-PB e API e relatou que se sente bastante à vontade para tratar sobre os temas propostos, pois há ações de sua gestão em todos os segmentos para beneficiar ao povo paraibano.