A pandemia de covid-19 trouxe instabilidade para todos os setores da economia. As incertezas afetam os negócios, freiam investimentos e atingem em cheio o terceiro setor. As instituições sem fins lucrativos, que dependem de pessoas e empresas para funcionar, sentem os impactos negativos da instabilidade econômica.
Nesse momento em que mais se precisa de apoio, uma saída é unir forças. E é isso que a Unimed João Pessoa está fazendo com a Campanha do Bem, que é realizada periodicamente e, em sua edição atual, vai beneficiar quatro instituições que abrigam idosos de longa permanência na Capital paraibana.
Com uma carteira de 160 mil clientes, o maior plano de saúde da Paraíba se uniu à rede de farmácias Extrafarma para beneficiar a Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (Amem), a Associação Promocional do Ancião (Aspan), a Vila Vicentina e a Comunidade Católica Fanuel. As entidades ganharão materiais de higiene pessoal, que estão entre suas maiores necessidades.
“A Unimed João Pessoa quer estar cada vez mais presente na sociedade, fazendo a diferença na vida das pessoas. Estamos ampliando mais ainda a nossa atuação, fazendo a nossa parte e contribuindo para minimizar os desalentos sociais”, afirmou o médico João Modesto Filho, presidente do instituto de responsabilidade social da Unimed JP, responsável pela organização da campanha.
SOCIAL NO DNA
A responsabilidade socioambiental está no DNA da Unimed João Pessoa, que é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Como uma cooperativa de trabalho médico, o plano de saúde tem esse papel definido no sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. E tem sido assim em 50 anos de existência.
Em novembro do ano passado, a Unimed João Pessoa reativou o seu instituto de responsabilidade socioambiental, o Unigente, com o propósito de potencializar ações já existentes e ampliar essa atuação. Projetos como o Coral Jovem e iniciativas na área da saúde, a exemplo de um projeto voltado para a prevenção do câncer de mama na Comunidade São Rafael, ganharam mais força. Mais pessoas estão sendo beneficiadas. “Temos em torno de 8 mil moradores na Comunidade São Rafael. Em atividades como o Coral Jovem, as famílias das 60 crianças são beneficiadas. Já os programas de atenção à saúda da mulher e do homem alcançam todos os moradores”, disse João Modesto.
E como a ideia é unir forçar, o instituto está buscando parcerias com a prefeitura da Capital e o governo do Estado para beneficiar um número ainda maior de pessoas. Tudo isso alinhado aos pilares do Unigente: cultura, comunidade, ensino e pesquisa, sustentabilidade e voluntariado. Os jovens recebem uma atenção especial. “A gente quer trazer um benefício para essa população de jovens, que vai ser o nosso futuro e precisa ser bem tratada desde já”, declarou João Modesto.
PATRIMÔNIO DA PARAÍBA
Líder do segmento de saúde suplementar, com 34,3% de participação no mercado de planos de saúde do estado, a importância da Unimed João Pessoa vai além da assistência à saúde dos paraibanos e ao investimento em responsabilidade socioambiental. O plano de saúde gera mais de mil empregos diretos e milhares de indiretos através de sua rede credenciada de prestadores, que é a maior do setor privado desse segmento na Paraíba.
Todos os meses, a Unimed João Pessoa movimenta a economia em sua área de atuação através do pagamento desses prestadores. Para se ter ideia da dimensão do que isso representa, em 2021 a receita do plano de saúde superou os R$ 930 milhões e a quase totalidade desse montante retornou à economia local. Em impostos, recolheu mais de R$ 23 milhões.
Na saúde, a Unimed João Pessoa desempenha um papel fundamental para o avanço da medicina por meio da estrutura oferecida em sua rede própria. Os primeiros transplantes de fígado, coração e rim da Paraíba, por exemplo, só foram possíveis por causa do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que integra a rede própria. Por tudo isso, a Unimed JP é considerada um patrimônio da Paraíba e reafirma o seu propósito de promover a vida, cuidando da saúde das pessoas.
—
Departamento de Comunicação e Marketing