Prefeitura de João Pessoa promove ação de recuperação em nascente do Rio Cuiá

Johnny Natanael tem 12 anos e cursa o 6º ano na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Moema Tinoco Cunha Lima, que fica no Funcionários II, em João Pessoa. Para ele esta quarta-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, foi um momento de descobertas. “Eu e meus colegas da escola, junto com os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Deputada Lúcia Braga, do Gramame, tivemos a oportunidade de plantar diversas mudas de árvores. E daqui a alguns anos vamos passar por aqui e ter o orgulho de dizer que fomos nós que plantamos. Isso é muito legal! ”, concluiu.

Durante toda a manhã técnicos da Prefeitura de João Pessoa, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Cimea), promoveram um dia de ações para comemorar o Dia da Árvore, na área da nascente do Rio Cuiá, no Grotão. Participaram servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Educação (Sedec), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Foi feita a limpeza da área pelos agentes ambientais da Emlur, que também disponibilizou o caminhão do Cata-Treco para recolher os resíduos. Em seguida técnicos da Seinfra fizeram a terraplanagem. Os técnicos do Viveiro Florestal de Plantas Nativas da Semam organizaram os berços, locais onde os estudantes transplantaram as mudas de árvores. Todos recepcionados pelo batuque do Baticumlata, grupo de percussão da Emlur que sempre anima os eventos da Educação Ambiental.

O secretário executivo da Semam, Djalma Castro, destacou que o evento é uma forma de demonstrar o quanto as áreas de nascentes precisam ser protegidas. “Fizemos o plantio, com apoio dos canteiros de pneus feitos pelos técnicos da Emlur. E as árvores dessa área são extremamente importantes para que a nascente se mantenha viva, fornecendo água com qualidade para a população”, concluiu.

O evento contou com a presença de moradores do bairro, como Poca Cabeleireiro, morador do Grotão, que atua como um dos cuidadores do espaço. “Nós temos o hábito de mobilizar as pessoas da comunidade, para que cuidem com carinho dessa área e receber essa ação da Prefeitura é muito importante para nós. Esse é um lugar de lazer também, que as pessoas utilizam nos fins de semana. É muito importante que preservem”, concluiu.

Luciano Costa, presidente da Associação de Moradores do Grotão, destacou que a área da nascente do Cuiá é muito importante para comunidade. “Quando não tínhamos água encanada era aqui que a gente buscava a água para cozinhar, tomar banho e diversas outras atividades. Agora nós temos água nas torneiras e esse espaço é um lugar de lazer. Muito importante essa ação de revitalização e cuidado. As lideranças comunitárias vão contribuir para mobilizar as pessoas para que cuidem”, concluiu.

Jô Vital com foto Assessoria/Semam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui