A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) foi uma das instituições homenageadas pela Associação Paraibana de Autismo (APA), neste domingo (25), durante a realização da Tardezinha Inclusiva, que faz parte do projeto Somos Capazes. Junto com a Funjope, parceiros e amigos da iniciativa receberam o selo Amigo do Autista e T21 na edição especial que trouxe o tema ‘Tapete do Bem’, realizada no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.
O evento promove a inclusão social por meio das artes e acontece desde 2021, beneficiando não só as crianças, mas também seus pais. Além da diversão, a iniciativa proporciona a interação de crianças autistas e não autistas. Conforme o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o sentido da Tardezinha está exatamente na promoção da inclusão, do abraço e do afeto entre as crianças e suas famílias.
“Estamos observando que, a cada edição do Tardezinha Inclusiva, o projeto ganha uma força nova com a adesão de mais crianças, mais pais e mães que vêm procurar um espaço e um ambiente seguro e tranquilo para os seus filhos brincarem”, comentou.
Ele disse ainda que a Tardezinha Inclusiva é um projeto da Prefeitura de João Pessoa, mas só existe a partir do envolvimento das mães e dos pais. “Para essas famílias dedicamos o nosso trabalho e abraçamos todas as crianças autistas e com T21”, acrescentou.
Durante o evento, as crianças autistas, com síndrome de Down e outras deficiências puderam se divertir com uma série de atrações. A cantora Ana Clara Dias, que participou do The Voice Kids, foi uma delas. A Turma Tá Blz e o Jerry e dos Minions também reforçaram a tarde divertida.
Ainda teve apresentação de Amanda, que tem síndrome de Down, e Suely, mãe e filha, que abriram à tarde com um número de violino. Já a convidada Ana Beatriz, que é autista, cantou para o público, e o garoto Samuel, também autista, mostrou seu talento na dança.
Teve ainda campeonato de jogos de tabuleiro, palhaços Baba Baby e Kika, pula-pula, piscina de bolinhas, bolhas de sabão gigantes com a equipe do projeto Flutua Bolhas, de Salvador (BA), adoção responsável de pets e feirinha inclusiva.
O evento contou com a contribuição de vários parceiros como a nutrikids Débora Oliveira, a fotógrafa Roseane Fialho, empresa Jardel, Francisco Gás, salão Corte e Brinquedos, Salão D’ Cabelos, psicóloga Clidis Sampaio, fonoaudióloga Linzabelly Souza, arte-terapeuta Débora Zambon, nutricionista Janete Diniz, Grupo de Massagem Quik Life e Reflexologia Podal, com a professora Kátia Bond.
Lucilene Meireles com toto de assessoria