Música no Museu prosseguiu com as comemorações de seus 25 anos em 2022 apresentando em dezembro o “Programa Música nos Palácios”.
Uns dos destaques foi a apresentação que aconteceu simultaneamente, no dia 3 de dezembro, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, e no Palácio de Versailles, em Versailles, na França. A Camerata Uerê, da Comunidade da Maré, e os musicistas franceses Dominique De-Williencourt, violoncelo, e Jean Ferrandis, flauta, tocaram juntos num concerto via satélite para as plateias daqui e de lá. Foi uma verdadeira integração Brasil-França através da música. O projeto Música no Museu também esteve em Viena, na Áustria, no 1 de dezembro, quando a pianista brasileira Fernanda Canaud se apresentou no Petit Palais Rothschild Prinz Eugen Strasse.
Como não podia faltar, dezembro marca também a volta dos Concertos de Natal, com as obras de grandes compositores do tema apresentadas por músicos e coros diversos mas sob o foco dos Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais – como Beethoven no mês de seu aniversário com as suas valsas e marchas completas. Uma programação que percorre vários espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro, como o CCBB, o Centro Cultural Justiça Federal, Paço Imperial, Museu da República, Clube Hebraica e o Palácio São Clemente.
Em comemoração aos 25 anos do projeto e a recente conquista do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, será realizada, no dia 16/12, uma Missa em Ação de Graças na Igreja da Ressurreição seguindo-se um concerto do Sexteto do Madrigal do Leme.
Música no Museu – a maior série de música clássica do Brasil
Iniciada em 1997, Música no Museu se tornou a maior série de música clássica do Brasil. Foi reconhecida pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Possui números expressivos, realizando mais de 500 concertos gratuitos por ano, de norte ao sul do Brasil, com cerca de 2 mil 500 músicos/ano.
Vertente internacional
A série leva músicos brasileiros para o exterior. Desde 2006 está em Lisboa, Portugal. Já se estendeu para várias cidades portuguesas como Porto, Aveiro, Santarem, Alcobaça e Coimbra. Em 2015, participou dos 725 anos da Universidade de Coimbra e, em 2020, dos seus 730 anos. Ano a ano ela vem se ampliando para cidades da Espanha, França, EUA, República Tcheca, Marrocos, Índia, Alemanha , Áustria, Chile, Argentina, Vietnã, Líbano, Eslovenia e Austrália.
Destaques
Nesses 25 anos de atividades, já registrou um público de mais de 1 milhão de pessoas e uma mídia espontânea em inúmeros veículos de imprensa no Brasil e no exterior, incluindo rádios, TVs, jornais impressos, revistas e veículos on-line. Já foram veiculadas matérias no New York Times, Le Monde de la Musique e na Revista TAP, distribuída nos voos, entre outras.
Programação 2022
Teve início em janeiro com o “Sons do Brasil”, a música das regiões Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Em setembro, aconteceu a despedida do maior cravista brasileiro, Roberto de Regina, que aos 95 anos realizou o seu último concerto. Em outubro, foi comemorado os 100 anos de Dias Gomes, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
Desde novembro está sendo realizado ¨Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais¨, que ressalta a ampla produção musical brasileira e, no contraponto, os grandes nomes da música internacional. Com patrocínio da VIBRA ENERGIA e apoios do BTG-Pactual e Universidade Estácio de Sá, as apresentações irão acontecer até abril de 2023.
Próximos concertos
07- Quarta-feira – 12:30h
CCBB
Rua Primeiro de Março 66- 4º. andar- sala 26
Capacidade: 90 lugares.
Músico: Coro Lírico Feminino da Associação de Canto Coral . Regência Cláudio Avila.
Programa: Clássicos do Natal.
______________________________
09- Sexta-Feira- 19:00hs
Igreja da Ressurreição
Rua Francisco Otaviano no.99.
Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de Música no Museu.
Músico: Conjunto de Flautas Doces ¨Arte em Som¨
Programa: músicas de Natal
______________________________
14-Quarta-feira – 12:30h
CCBB
Rua Primeiro de Março 66- 4º. Andar- sala 26
Capacidade: 90 lugares.
Músico:Adriana Kelner, Cecilia Guimarães, Fernanda Cruz e Maria Helena Andrade, pianos. Direção Artística de Andrade.
Programa: Coleção completa de 15 Valsas (piano solo) e 3 marchas (piano a 4 mãos) de Beethoven na comemoração de seu aniversário.
14 – Quarta-Feira- 18hs.
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Capacidade: 80 lugares
Músicos:
Rio em Canto. Regência: Lulu Antunes.
ABSTRASSON. Regência Lucas Fernandes.
Programa: Músicas de Natal.
______________________________
15- quinta-feira,- 18 hs
Clube Hebraica– Salão Nobre
Rua das Laranjeiras no.346.
Músico: Oficina de Cantoria + 60, Grupo Vocal Molho Inglês e Coral do Cepel.
Regência Crismarie Hackenberg.
Programa: MPB e clássicos do Natal
16 -Sexta-feira- 12:30hs
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel 29
Capacidade: 50 lugares.
Músico: Conjunto de Flautas Doces ¨Arte em Som¨.
Programa: Clássicos do Natal.
______________________________
17 -Sábado- 18:00hs.
Palácio São Clemente
Rua São Clemente 424- Botafogo
Capacidade: 100 lugares.
Músico: Camerata Uerê
Programa: Clássicos do Natal.
______________________________
21 – Quarta-feira – 12:30h
CCBB
Rua Primeiro de Março 66- 4º. Andar- sala 26
Capacidade: 90 lugares.
Músico: Luiz Bomfim, voz e Regina Lacerda, piano.
Programa: É tempo de Natal.
Fábio Cezanne