A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai promover o ‘Camarim da Saúde’ para prestar assistência ao público durante os blocos do Folia de Rua e os desfiles das agremiações no Carnaval Tradição. A ação tem início nesta quinta-feira (9), no Ponto Cem Réis, durante a abertura do Carnaval de João Pessoa 2023.
O ‘Camarim da Saúde’ contará, diariamente, com mais de 100 profissionais de saúde, incluindo as equipes de Atenção à Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizando atendimento médico e de enfermagem, além de ações preventivas contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Para o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o ‘Camarim da Saúde’ será um diferencial no Carnaval de João Pessoa. “Este ano nós utilizaremos este momento festivo e este espaço tão frequentado por pessoas das mais diversas idades para oferecer saúde e atuar não somente de forma curativa nos casos emergenciais, mas promover também saúde preventiva”, afirmou o secretário.
Além do Ponto Cem Réis, na abertura do Carnaval, o ‘Camarim da Saúde’ será instalado próximo ao supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa, e vai funcionar durante todos os blocos que passarem pela Via Folia. Nos dias dos blocos Vumbora (10), Virgens de Tambaú (12) e Muriçocas do Miramar (15), será instalado mais um ponto do ‘Camarim’ próximo ao Posto 99, em Miramar.
No dia 17, o serviço estará na concentração do bloco Cafuçu, na Praça Dom Adauto, no Centro. Já nos dias do Carnaval Tradição (18, 19 e 20), o ‘Camarim da Saúde’ será instalado na Avenida Duarte da Silveira (Beira Rio).
“O nosso objetivo é oferecer os atendimentos de saúde necessários à população que estiver se divertindo e prestigiando o Carnaval de João Pessoa como um todo. Assim, estamos cuidando e proporcionando conforto aos foliões”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde da Capital.
Samu – Os foliões poderão também poderão contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP), que estará atuando junto às equipes do ‘Camarim da Saúde’ durante o Folia de Rua e Carnaval Tradição.
Para a assistência ao público, serão disponibilizados três postos de saúde fixos com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas; oito motolâncias distribuídas no corredor da folia e ao menos oito ambulâncias – entre Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) – distribuídas próximo aos eventos, além da Central de Regulação do Samu, de sobreaviso, através do número 192, como também as unidades de pronto atendimento (UPA) e hospitais de emergência.
O coordenador geral do Samu, Galileu Machado, destacou que serão utilizadas equipes extras, de modo que não prejudicará o atendimento normal do serviço. “Não haverá uso de nenhuma viatura, motolância ou mesmo profissional envolvido no circuito diário de assistência do Samu a Região Metropolitana. Todos fazem parte de escala extra para não atrapalhar a rotina do Samu, UPAs e hospitais. Toda a estrutura está disponível para atender ao público e dar resolução no próprio evento, caso se faça necessário, será transferido para o serviço de referência mais próximo”, pontuou.
Ação preventiva – Dentro da assistência preventiva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai distribuir com os foliões mais de 25 mil preservativos masculinos e femininos, realizando também abordagens sobre prevenção de ISTs, uso correto dos preservativos, além de informações sobre os locais de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais.
A ação será coordenada pelas equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), da Vigilância Epidemiológica e a Seção Municipal IST/Aids, Sífilis e Hepatites Virais. O trabalho educativo envolve outras orientações, a exemplo de informações sobre os cuidados em saúde na rede de Atenção Básica do Município.
Thibério Rodrigues