No dia 3 acontece a ExpoAutismo, no dia 4 haverá o TEAchegue, no dia 12 tem o SENTIRautismo e no final do mês o III Encontro Municipal sobre Autismo
O mês de abril será dedicado à causa do Autismo nas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Campina Grande. Além da ExpoAutismo, que acontece na próxima segunda-feira, 3, várias atividades serão realizadas pelo programa SaudavelMente, que coordena a Rede de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde.
No dia 4 de abril, Dia Mundial de Conscientização doAutismo, a partir das 8h30, haverá o evento TEAchegue no Parque da Criança, voltado para as pessoas adultas com autismo. Na ação, terá atividades recreativas, oficina de relaxamento, alongamento, aula de zumba, atividades culturais e artísticas.
“É um evento muito importante posto que será dedicado ao público adulto atendido nos serviços. Grande parte das campanhas enfatiza as crianças com autismo, mas poucas vezes se discutem questões atreladas ao autismo nos adultos”, explicou a coordenadora do programa SaudavelMente, a doutora em psicologia, Lívia Sales.
Já no dia 12 de abril, acontece outro evento da campanha com a ação SENTIRautismo, a partir das 9h, também no Parque da Criança, voltado principalmente para as crianças atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) I e II. Haverá atividades estimulação motora e sensorial ao ar livre, com o objetivo de trabalhar a socialização, estimulação perceptiva e psicoeducação das famílias.
“Ao longo do mês ainda teremos ações realizadas nas atividades cotidianas dos serviços de saúde mental, que englobam rodas de conversa, oficinas temáticas e artísticas”, disse Lívia. Já no final do mês será realizado o III Encontro Municipal sobre Autismo, com estudos e atividades práticas, um evento de aprendizagens e construções.
ExpoAutismo – A ExpoAutismo será realizada pela Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), na próxima segunda-feira, 3, das 14h às 17h, na Pirâmide do Parque do Povo. Cerca de 40 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se inscreveram para a exposição, onde vão expor trabalhos de cunho artístico e cultural, relacionados à dança, música, esculturas, pinturas, literatura, poesia, fotografia e artesanato, demonstrando todo o talento e criatividade deste público. A exposição vai evidenciar, principalmente, as potencialidades de cada participante que será prestigiado por familiares e amigos.