Programa tem duração de três meses e despesas como passagens, alimentação e taxa de participação serão cobertas pela PMC.
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio do Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo, da Secretaria de Cultura (Secult), possibilita a participação de alunos e professores em experiências acadêmicas e profissionais no âmbito regional, nacional e internacional.
A bailarina cabedelense Carolina Farias Neves, bacharel e licenciada em Educação Física, participou de um processo seletivo que teve início no mês de julho do ano passado no Centro Cultural Mestre Benedito, e foi uma das escolhidas pelo “Exchange Dance Program” – Programa de Intercâmbio de Dança dirigido pelo diretor, professor e coreógrafo Marcelo Pereira da Marcelo’s Move Dance School, em Saint Gallen na Suíça.
O intercâmbio é um dos mecanismos do Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo, instituído pela Lei 2.147/2021, que visa proporcionar capacitação e profissionalização do corpo discente e docente da Escola, através mecanismos de apoio a fim de possibilitar e promover a troca de experiências em intercâmbios.
O programa de intercâmbio tem duração de três meses e oferece a estadia da aluna durante o período. Coube à iniciativa municipal arcar com a taxa de participação e despesas com passagens e alimentação.
Atualmente, Carolina Farias, além de ser professora, é também uma das diretoras do Ballet Jovem de Cabedelo (um dos coletivos da Escola de Dança de Cabedelo) e é fortemente envolvida pelas artes de uma maneira geral.
Desde 2007, quando se tornou aluna da Escola de Dança, já foi solista em diversos festivais, participou de várias competições representando Cabedelo – até em nível nacional – e foi a primeira aluna do município a fazer o teste da renomada Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, tendo a oportunidade de trocar experiências com grandes professores e profissionais da dança.
“A ficha ainda está caindo… Será um grande desafio, mas uma experiência única e incrível! Como bailarina e como professora vou adquirir muito conhecimento. Desde criança sou bailarina da Escola, atualmente professora da mesma, e é uma honra pra mim representá-la. Agradeço a Deus, que permitiu que isso tudo acontecesse; à minha família, que sempre me apoiou; ao secretário Igobergh, que acredita e confia no meu trabalho; e ao prefeito Vitor Hugo, que tem um olhar muito especial para a Escola de Dança e para todas os professores que passaram pela minha vida”, comentou Carolina com gratidão.
O Programa – O Exchange Dance Program tem a finalidade de criar benefício educacional, profissional, artístico e cultural, proporcionando aos estudantes os cursos de Ballet Clássico, Jazz, Dança
Moderna e Contemporânea, Composição Coreográfica, bem como, a participação nos Espetáculos do Programa de Intercâmbio e da Escola Marcelos Move Dance School, servindo para o desenvolvimento do estudante e da escola na realização de suas atividades, junto aos seus integrantes, sem a cobrança de cachê ou qualquer valor em dinheiro adicional, além de especializar seus profissionais.