Mersinho Lucena debate impactos da inteligência artificial na propriedade intelectual

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) participou da reunião da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (11), para debater os impactos da inteligência artificial (IA) na propriedade intelectual. O parlamentar informou que trará essa discussão para a Paraíba e que se reunirá com segmentos envolvidos para levar uma contribuição do Estado para o debate nacional.

Mersinho Lucena ressaltou que foi discutido, entre outros temas, o crescimento e o aprimoramento dos recursos de inteligência, que coloca em questão a autoria e a propriedade intelectual dos resultados. “A velocidade das informações hoje é bem superior a agilidade do processo legislativo aqui na Câmara. Esse debate precisa ser permanente e ter a agilidade que o tema carece”, defendeu.

“Debatemos como vai acontecer essa regulamentação da legislação brasileira com relação à inteligência artificial. Quem é que detém os direitos autorais de criação? É de domínio público, como acontece em alguns países?”, ressaltou Mersinho, destacando que a legislação deve se aperfeiçoar.

Durante a reunião, foi citado o ChatGPT, que mostra os potenciais da inteligência artificial, e é capaz de responder perguntas de forma elaborada, produzir conteúdos, escrever sistemas em linguagens de programação, gerar relatórios e resolver questões matemáticas. Os resultados são dados a partir do processamento de imenso volume de dados disponíveis na internet.

Os parlamentares participantes da Comissão citaram o caso dos Estados Unidos, onde as regras de copyright negam a existência de um autor “não humano”. Também o sistema jurídico do Reino Unido, que considera que o direito de obras criadas por sistemas de inteligência artificial pertence à pessoa que arranjou o que era necessário para a criação da tal obra. “Esses são temas que vamos debater na Casa Legislativa no decorrer dos anos”, destacou Mersinho Lucena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui