Município aplicou quantitativo em oito horas de ação, o que corresponde a mil doses por hora
O Município de Campina Grande aplicou 8.338 doses de vacinas no dia D de imunização do último sábado, 15. Foram oito horas de ação em 40 pontos da cidade, o que resulta em mais de mil doses aplicadas por hora. Foram aplicadas 4.640 doses da vacina da Influenza, 1.424 vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, 1.337 doses da vacina da Covid-19 Bivalente e 937 doses Monovalente.
“Mais uma vez superamos a marca do último dia D, quando tinham sido aplicadas 5 mil doses, com um acréscimo de mais 3 mil doses de vacina. Isso demonstra que a população está novamente buscando a imunização e que as estratégias de vacinação estão chegando até as pessoas”, disse a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.
A vacinação segue durante toda a semana nos locais rotineiros de imunização, como Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas, Terminal de Integração e com as estratégias em creches, escolas e CRAS, além do Carro da Vacina, que pode ser solicitado para os casos de idosos, crianças ou adultos com mobilidade reduzida e acamados receberam o imunizante em domicílio. O telefone é 3077-1321.
A vacina da Influenza, cuja campanha se iniciou neste mês de abril, é disponibilizada para Crianças de seis meses a menores de seis anos; Trabalhador da Saúde; Gestantes e Puérperas; Professores; Povos indígenas; Idosos a partir de 60 anos; Pessoas com deficiência permanente; Imunocomprometidos; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores Portuários; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Já a vacina da Covid-19, segue sendo aplicada em diversos públicos diferentes. A vacina Bivalente, que protege da forma original da doença e da variante Ômicron, está disponível para idosos e trabalhadores de saúde. As demais vacinas são ofertadas a crianças a partir de seis meses de vida até a primeira dose de reforço (terceira dose). A segunda dose de reforço (quarta dose) é disponibilizada para pessoas a partir de 30 anos.
Na Multivacinação estão inclusas todas as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, que são BCG, Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite inativada e oral, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Varicela, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV.