A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou, na tarde desta quarta-feira (10), certificados às Equipes de Saúde da Família (ESFs) com a melhor evolução de indicadores do Previne Brasil. A avaliação foi feita no sistema de prontuário eletrônico, que permite fazer um detalhamento melhor da situação de cada unidade de saúde. Foram avaliados quesitos como pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.
Para o secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, o ato significa o reconhecimento da gestão para o trabalho de excelência executado pelas equipes. “Essa ação nada mais é do que um reconhecimento àqueles profissionais que desempenharam, de uma forma com mais afinco e mais determinação, um papel em uma área que é altamente importante como a Atenção Primária nos indicadores do Previne Brasil. Isso tem repercussão positiva em todos os âmbitos da rede assistencial”, destacou.
De acordo com a gerência de Atenção Básica da SMS, baseado nos relatórios de trabalho, foram escolhidas duas equipes em cada um dos cinco Distritos Sanitários de Saúde de João Pessoa. Essas equipes apresentaram e organizaram os processos de trabalho, de uma forma que tiveram uma maior evolução nos seus respectivos indicadores.
Os indicadores selecionados atendem a critérios como disponibilidade, simplicidade, granularidade, periodicidade, baixo custo de obtenção, adaptabilidade, estabilidade, rastreabilidade e representatividade dos dados utilizados no cálculo. As Equipes de Saúde da Família que tiveram a melhor evolução dos indicadores e receberam os certificados foram:
Distrito Sanitário I
– Veneza I
– Alto do Mateus
Distrito Sanitário II
– Jardim Itabaiana
– Portal das Colinas
Distrito Sanitário III
– Equipe Tijolão
– Cidade Verde IV
Distrito Sanitário IV
– Cordão Encarnado II
– Varadouro II
Distrito Sanitário V
– Altiplano I
– São José IV
George Medeiros/Foto Ivomar Gomes