O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um Requerimento de apelo à bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional para que interceda junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, na resolução do atraso dos pagamentos aos fornecedores do Programa do Leite da Paraíba. Tovar pede para que seja assinado, em caráter de urgência, o termo aditivo do contrato do Programa, que possibilitará ao Estado efetuar o pagamento dos meses devidos.
De acordo com Tovar, a maioria dos laticínios e produtores está sem receber os meses de março, abril e o mês de maio que já estamos pela metade. Há laticínios do Alto Sertão que estão desde fevereiro sem receber pelo leite fornecido. “Imagine o que é para um pequeno produtor ficar tanto tempo sem receber pelo que produz. Isso pode resultar em falência e até na venda de animais para garantir o sustento, comentou.
De acordo com o deputado, o problema está sendo gerado pela burocracia que tanto prejudica o país. Esse atraso está ocorrendo pela falta da assinatura de um termo aditivo contratual entre o Governo da Paraíba e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome. Em virtude do atraso no pagamento, os laticínios já começaram a suspender o fornecimento do leite.
“Os produtores não estão tendo como alimentar seus rebanhos por que não têm como pagar aos fornecedores de ração. Eles não estão conseguindo honrar com o pagamento dos funcionários e com os insumos necessários para o beneficiamento, armazenamento e transporte do leite que é ofertado à população”, frisou Tovar.
Para o parlamentar, o Programa do Leite que chegou, no passado, a beneficiar e distribuir diariamente 120 mil litros de leite e que hoje não chega a 20 mil, está a um passo de ser extinto, prejudicando milhares de paraibanos que dependem do leite que vendem e outros milhares que necessitam do leite para garantir a sua segurança alimentar.
Assessoria de Imprensa
Múltipla Comunicação