CMJP aprova campanhas contra a poluição de galerias e proibição de coleiras eletrificadas em animais

Mais de vinte matérias legislativas foram aprovadas durante votação desta terça

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (30), mais de 20 matérias legislativas. Dentre elas, estão os Projetos de Lei Ordinária (PLO) que preveem a realização de campanhas contra a poluição das galerias pluviais e a proibição do uso de coleiras eletrificadas em animais.

O PLO 1092/2022, de autoria do presidente da CMJP, vereador Dinho (Avante), dispõe sobre a realização de campanhas e ações educativas para a conscientização da população sobre a poluição urbana nas galerias da rede de águas pluviais. “Esse projeto tem uma importância muito forte, que é educar e preparar as pessoas. Vossa excelência chama atenção para uma coisa importantíssima”, afirmou Zezinho Botafogo (PSB) destacando a necessidade da educação das pessoas para o descarte adequado de resíduos.

Já o PLO 511/2021, de autoria do vereador Guga Oliveira (PP), proíbe o uso e a comercialização de coleiras eletrificadas ou de choque em animais na Capital. Segundo a norma, considera-se coleira eletrificada ou de choque aquela que emite descarga elétrica por controle remoto ou automaticamente quando o animal se movimenta, ladra ou emite outro som, com a finalidade de controlar seu comportamento.

De autoria do Executivo Municipal, foi aprovada a Medida Provisória 35/2023, que prorroga a validade das Carteiras de Identificação Estudantil (CIEs) para fins dos serviços municipais no ano de 2023.

Demais matérias

Dentre as matérias aprovadas, destacam-se: o PLO 1173/2022, do vereador Junio Leandro (PDT), que dispõe sobre a permissão para veículos a serviço de petshops, com carga viva, trafegarem nas faixas exclusivas criadas pela Prefeitura de João Pessoa; PLO 1166/2022, de Bruno Farias (Cidadania), que institui a Política Municipal para a população migrante; o PLO 1321/2023, de Milanez Neto (PV), que dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de bebedouros e banheiros em centros esportivos privados e academias; e o PLO 455/2023, de Marcílio do HBE (Patriota), que autoriza as escolas públicas municipais a oferecerem oficinas de cultura e arte, palestras, atividades pedagógicas ou sociais desenvolvidas pelas forças armadas federais ou de segurança pública estadual.

Ainda foram aprovados os Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) que concedem cidadania pessoense: à advogada Maria Lucineide de Lacerda Santana, de autoria do vereador Milanez Neto (PV); ao líder comunitário Pablo Gouveia e ao prefeito de Aracaju-SE, Edvaldo Nogueira Filho, ambos de autoria do presidente Dinho; ao sambista Luiz Antonio de Lima (Mirandinha), de autoria de Emano Santos (PV); e ao empreendedor do ramo de tecnologia Ricardo Corrales, de autoria do vereador Bispo José Luiz (Republicanos).

Clarisse Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui