Tradição, teatro, dança e música fazem parte do resgate da cultura junina do Arraiá do Litoral

A Prefeitura Municipal de Cabedelo reservou três dias do Arraiá do Litoral para valorização da cultura e tradições locais, com apresentações de grupos que fazem parte da história da cidade e resgatam o que há de melhor e mais importante do período junino.

A programação começou no domingo (25), com o forró do trio pé de serra Chico Novo animando a Vila do Cabedelo no Casarão do Padre; logo em seguida, aconteceu a apresentação do espetáculo teatral “Causos de João”, em um palco cultural exclusivo montado na Praça Getúlio Vargas.

Em seguida foi a vez do Coco de Roda e Ciranda de Mestre Benedito, seguido pelo grupo cultural Farol da Pedra Seca. O colorido e animação da quadrilha também tiveram espaço garantido no Pavilhão, com a Junina Fogueirinha, do bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. No palco, o arrasta pé ficou por conta das Bandas Wallace e Juliana e Magias da Paixão.

No dia 26, a Praça Getúlio Vargas a tradição junina segue no Pavilhão central, com o Xaxado Infantil do Renascer; o grupo de cultura popular Forte da Catarina; e o espetáculo Bumba que Bumba meu Boi, com o grupo Eita. Também não poderia faltar o colorido da Quadrilha Junina Paraíba. No palco principal, apresentam-se a banda Teoria é Massa e Jair Forrozeiro.

“O povo de Cabedelo é a grande riqueza do nosso Arraiá do Litoral. São mais de 300 artistas locais envolvidos nas apresentações culturais. A experiência que ofertamos a quem nos visita é ímpar. As pessoas não vêm somente curtir uma atração musical, a gente consegue fazer com que eles levem consigo um pouco da nossa identidade”, destacou o secretário de Cultura de Cabedelo, Igobergh Bernardo.

Na noite de domingo, a Junina Fogueirinha apresentou o tema “Tudo nasce da fé que você tem”,  que levou o grupo ao terceiro lugar no concurso estadual deste ano. No Palco Principal do Arraiá do Litoral, o forró estilizado dos artistas da terra teve início com o show de Juliana e Wallace, que aproveitaram a oportunidade para gravar o clipe oficial de sua música de trabalho “Prisão sem fiança”. A terceira noite do evento foi encerrada com o agito contagiante da banda Magias da Paixão e todo o carisma do seu vocalista Neto.

Os representantes dos grupos culturais teceram muitos elogios à organização do Arraiá do Litoral e agradeceram pela oportunidade da apresentação. “Essas apresentações têm uma importância fundamental para enaltecer nossa cultura popular e que ela permaneça sempre viva. Também temos o objetivo de atrair mais pessoas da comunidade, despertar nelas o interesse pelo que é nosso e fortalecer as atividades do grupo”, disse Bruna Marques, coordenadora do grupo folclórico Farol da Pedra Seca.

Ao abrilhantar novamente os festejos juninos da cidade, a veterana agente cultural Terezinha Carneiro – conhecida e premiada nacionalmente como Teca do Coco – também elogiou a estrutura do evento. “A coordenação do nosso grupo passa de pai pra filho, de geração em geração e fazemos tudo com muito amor. Estar nessa festa bonita nos dá uma felicidade muito grande. Temos muita gratidão por essa oportunidade e por termos encontrado várias pessoas que vieram prestigiar o coco”.

Os músicos que passaram no palco principal também demonstraram satisfação com a participação no Arraiá. “O que nós queremos é poder mostrar o nosso trabalho pra toda cidade. Preparamos um repertório todo especial e nos preparamos pra estar nessa grande estrutura do Arraiá do Litoral.  As pessoas até nos conhecem, mas precisam conhecer o nosso potencial e saber até onde podemos chegar. E essa é uma oportunidade única, até porque estamos em casa. Só temos de agradecer à prefeitura e a todos que nos apoiam”, afirmaram Juliana e Wallace.

Programação – Hoje (26), a festança terá início às 18h com a apresentação do grupo Forró do Compasso na Vila do Cabedelo montada no Casarão do Padre – Espaço Criativo. O Palco Cultural apresentará novamente o espetáculo Causos de João às 19h. No pavilhão central teremos os grupos culturais Xaxado Infantil do Renascer, Forte da Catarina, o grupo Eita com a apresentação Bumba que Bumba meu Boi e a quadrilha junina convidada é a Paraíba No palco principal, apresentam-se a banda Teoria é Massa e Jair Forrozeiro.

No terça (27), o grito de guerra, a empolgação e o colorido das quadrilhas juninas cabedelenses voltam a tomar conta da Praça Getúlio Vargas. Por lá, apresentam-se a Limoeiro, Viana e a Expresso do Litoral. No palco principal, os shows ficarão por conta da cantora Camila Silva e da banda Parada Louca.

E os shows voltam a agitar a Praça no dia 28 de junho, com Fabiana Souto e Desejo de Menina. O Arraiá será encerrado em grande estilo, com as grandes atrações da programação: Raí e Saia Rodada e Danieze Santiago.

Vila Cabedelo – Quem visita o Casarão do Padre – Espaço Criativo se depara com os atrativos culturais do próprio local, como o Memorial do Padre Alfredo Barbosa e o Memorial do Coco de Roda do Mestre Benedito, e ainda tem a oportunidade de conhecer a Vila do Cabedelo, onde foi montada uma mini cidade cenográfica com vários espaços instagramáveis, com igrejinha, bodega, pensão e até cinema.

As crianças ainda podem desfrutar do parquinho da vila enquanto os pais provam os quitutes da pracinha gastronômica. Tudo isso ao som do gostoso forrózinho regional de vários grupos que animam os visitantes em todas as noites do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui