Hospital da Unimed João Pessoa autoriza visita de crianças em unidade neonatal

A vinda de um bebê causa um turbilhão de emoções nos pais, avós e irmão (ou irmãos) mais velho. Muitos primogênitos, vez por outra, pedem um irmãozinho ou irmãzinha aos pais e, quando chega o momento, a criança também aguarda ansiosa para conhecer o rostinho do bebê que vai aumentar a família. Algumas vezes, no entanto, esse momento pode ser adiado para que o bebê receba cuidados especiais e saia mais saudável do hospital.

Pensando no fortalecimento desse vínculo fraterno nesse momento, e como mais uma ação de humanização, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley autoriza a visita dos irmãos aos bebês que estão na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), que oferece cuidado semi-intensivo para recém-nascidos com risco médio de complicações e que necessitam de assistência contínua.

As visitas das crianças, com idade mínima de dois anos, ao irmão ou irmã recém-nascido é permitida aos domingos, sempre na companhia de um adulto responsável. A ação visa aproximar ainda mais a família do bebê que está na Ucin e também promover bem-estar e saúde mental para o irmão mais velho que, muitas vezes, fica distante da mãe nesse período de cuidado com o bebê.

“Nós sempre promovemos ações de interação com a família dos bebês, tanto em datas pontuais, quanto em momentos como esse, que fortalecem a convivência familiar”, destacou a coordenadora médica da Ucin, Shamya Lewys Saad Rached.

Um dos primeiros beneficiados com essa ação na Ucin foi o pequeno David Lucas, que estava ansioso para conhecer a irmã mais nova, Maria Clara. “Ele estava muito ansioso para ver a irmã, falava todos os dias que queria vê-la. Foi muito bom abrirem esse espaço para que os irmãos tenham um dia de visita. Ele achou o máximo e eu também”, disse Joselma Alves, mãe das crianças. “Como mãe, a gente sempre fica na expectativa de como vai ser quando [o filho vai] conhecer a irmã ou o irmão e para mim foi uma experiência única. Agradeço a toda equipe do hospital pelo cuidado e pela força”, disse.

Além da visita dos irmãos, aos sábados os avós também podem visitar os bebês na Ucin.

*CUIDADOS ESPECIAIS*

Na Ucin, os recém-nascidos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos neonatologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogo (que atuam junto à família), farmacêuticos e fisioterapeutas.

Enquanto a criança se recupera na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) ou na Ucin, os pais podem ficar no Espaço Maternar, um lugar humanizado, aconchegante, que oferece um ambiente propício para o casal descansar e receber o apoio de profissionais da equipe multidisciplinar.

O Espaço Maternar está aberto durante todos os dias da semana, sempre das 7h às 22h.

*ESTÍMULO À FRATERNIDADE*

A chegada de um filho mais novo ajuda no desenvolvimento do senso de responsabilidade e autonomia do primogênito, aumentando, inclusive a autoconfiança e autoestima. É preciso que os pais estimulem a criança a participar de momentos de rotina de cuidados com o irmãozinho, como a hora do banho, troca de fraldas, alimentação. Desta forma, o filho mais velho não se sentirá excluído, mas sim, necessário à rotina da família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui