Prefeitura de João Pessoa oferta aulas gratuitas de hidroginástica para idosos

A atividade física na água para o idoso reduz os níveis de depressão e contribui para um estilo de vida mais saudável, além de melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida dessa população. É o que indicam estudos sobre a hidroginástica e, pensando em atender essa demanda, a Prefeitura de João Pessoa, através do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), oferta aulas gratuitas e mantém inscrições abertas para o público interessado na modalidade durante todo o ano.

O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, localizado no bairro do Altiplano Cabo Branco e administrado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), funciona com duas turmas de hidroginástica nas sextas-feiras, nos horários das 7h30 às 8h30 e das 8h30 às 9h30. Elinete de Lima Toledo, 68 anos, é uma das alunas que atesta a importância dessa atividade na melhoria da qualidade de vida. “Depois que comecei a fazer parte do grupo de idosos que pratica atividade na água, tenho me sentido mais motivada para a vida em todos os sentidos, desde a força física à questão do humor. Estou muito satisfeita com a prestação do serviço”, relatou.

Outro aluno que também comprova que participar do grupo de hidroginástica do CRMPI só trouxe ganhos a sua vida é Vicente Guerra, de 65 anos. “Eu venho nesse processo há algum tempo e digo que a atividade só veio a somar na minha vida. A hidroginástica é libertadora tanto por melhorar nosso desempenho físico como pelas amizades que fazemos. Participar da programação do Centro tem me ajudado a ver a vida de outra forma, porque antes eu me sentia muito sozinho e agora me sinto acolhido”, destacou.

Atualmente, segundo o profissional de educação física do CRMPI, Ricardo Carvalho, 23 alunos estão matriculados na atividade. “Percebemos que os homens ainda são uma demanda retraída, pois temos apenas três matriculados contra o total de 20 mulheres, mas estamos trabalhando para ampliar a participação deles e mudar essa realidade diante dos benefícios que a hidroginástica traz para a vida dessa população”, afirmou.

Ele explicou que a atividade oferecida pelo CRMPI é voltada para pessoas a partir dos 60 anos e que comprove, por meio de exames e laudo médico, que está apta para a modalidade. “A hidroginástica é muito importante para os idosos porque vai melhorar a força muscular, a resistência, a flexibilidade e o equilíbrio deles, mantendo o corpo forte e saudável para as tarefas do dia a dia, além de combater o estresse e garantir a qualidade do sono”, explicou.

O professor ressalta ainda que, no Centro, os alunos também contam com um ambiente acolhedor que vai proporcionar outras opções para uma vida saudável, a exemplo de aeróbica, alongamento, oficina da memória, artesanato, câmbio, ginástica gerontológica, dinâmica de grupo e outros que garante uma interação entre eles. “Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral”, destacou.

Serviço – Os interessados na programação do CRMPI devem comparecer ao local munidos dos seguintes documentos: foto 3×4, xerox do RG e do CPF, comprovante de residência e atestado cardiológico. Para atividades na piscina se faz necessário apresentar também atestado dermatológico, atestado urológico (homens) e atestado ginecológico (mulheres).

O espaço, que funciona na Rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, bairro Altiplano – ao lado da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB) – também oferece aos alunos atendimento com nutricionista, psicólogos e assistente social, incluindo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Centro, no bairro do Altiplano Cabo Branco.

Djane Barros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui