Cem crianças autistas, cadeirantes e T21 participam, na manhã desta terça-feira (25), da II edição do Passeio na Estação Turma da Mônica, no Shopping Liv Mall, bairro de Manaíra. A iniciativa faz parte do projeto Tardezinha Inclusiva, que integra o projeto Somos Capazes, da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), desenvolvido em parceria com a Associação Paraibana de Autismo (APA) e a Turma Tá Blz.
O encontro para diversão e inclusão por meio da cultura e da arte será às 11h. As crianças vão receber um cordão de girassol, que é símbolo de empatia para identificar as pessoas com deficiência oculta. “Nós, da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa, temos como princípio fortalecer o trabalho de acolhimento e de inclusão social pela arte. Estamos fazendo isso há um ano e dez meses com um resultado muito bom”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele observou que a Tardezinha Inclusiva recebe e integra crianças e suas famílias em diversos ambientes, como o Centro Cultural de Mangabeira, a Bica, onde aconteceu o Piquenique Inclusivo, e agora acontece o segundo encontro na Estação Turma da Mônica. “É um trabalho muito animador. A equipe de lá nos acolheu de forma magistral. Fazemos um trabalho de diversão, mas também educativo. Muitas crianças passam por um processo de educação com oficinas de cupcake, de desenho, pintura. É um momento muito especial para essas famílias e estamos nesse processo valoroso e muito importante para todos nós”, acrescentou.
Nik Fernandes, da Turma Tá Blz, também faz uma avaliação positiva dessa iniciativa. “Essa parceria com a Estação Turma da Mônica foi maravilhosa, porque é uma opção a mais de lazer para eles saírem um pouco da redoma, do conforto. Além da Tardezinha, que acontece todo mês, estamos querendo ir a outros lugares. Cada vez mais afirmamos que o autista tem que estar em todo lugar”, declarou.
Ela enfatizou que é preciso, cada vez mais, fazer com que a sociedade entenda que os “diferentes” são capazes de ser o que eles quiserem. “No dia 28 estaremos no Imagineland representando a inclusão que a Paraíba tem na Tardezinha Inclusiva, mostrando que existe uma gestão com um olhar diferente, humanizado. O prefeito Cícero Lucena abraçou esse projeto”.
Para Hosana Carneiro, presidente da APA, esse é mais um momento de aprendizagem. “Eu costumo falar que todo acesso do autista a integração social é tratamento, porque a maior dificuldade do autista é a interação social. Nós estamos focando muito nessa questão da acessibilidade para que eles tenham como aprender a se socializar, frequentar shopping”, afirmou.
Nesse passeio, as crianças vão ter acesso a andar de elevador, de escada rolante o que, de acordo com Hosana, são experiências importantes para aprendizagem e que vão refletir na vida adulta. “Eu considero que todo lazer é tratamento. Então, unimos o útil ao agradável. Ou seja, eles vão se divertir sendo tratados em ambiente natural”, pontuou.
Fabiana Arrais, gerente da Estação Turma da Mônica, também elogiou a iniciativa. “Amanhã receberemos pela segunda vez na Estação Turma da Mônica as crianças do projeto Tardezinha Inclusiva. De mãos dadas, estamos realizando esse evento que oferece diversão e momentos de muita alegria para as famílias”, frisou, acrescentando: “Também conscientizamos a sociedade com essas ações, para que, quem sabe, assim, mais empresas comecem a ter esse olhar de afeto com ações inclusivas”.
Lucilene Meireles
Foto: Daniel Silva