O engenheiro que desafia a matéria: vídeo mostra como será ponte que ligará Cabedelo a Lucena

O governador João Azevedo, do Estado da Paraíba, após o retorno de uma viagem de trabalho a Pequim, anunciou que o Governo do Estado irá retomar os estudos para a viabilizar a construção da ponte que liga a Grande João Pessoa ao município de Lucena.
A ponte é uma obra que vem sendo reivindicada, há décadas, por vários setores econômicos do Estado da Paraíba, particularmente o de turismo e o de transporte de cargas. A obra irá permitir maior eficiência ao porto de Cabedelo, situado no KM 0 da BR230, com o acesso facilitado à BR101 (Norte/Sul) aos caminhões que recebem ou entregam cargas.
Por outro lado, a ponte abrirá novas perspectivas para o turismo paraibano ao desbravar as maravilhosas praias do Litoral Norte.
O projeto da moderníssima ponte é de autoria do engenheiro Argemiro Brito da Franca, ex-professor de Cálculo Estrutural da Universidade Federal da Paraíba. Embora ele seja essencialmente um grande estruturalista, o professor Brito é um dos últimos super engenheiros formados na UFPB.
A sua formação politécnica abrange estruturas, estradas e urbanismo. Quando ele se aprofunda na essência estrutural, ele alcança a síntese plena da arquitetura; como outros grandes engenheiros, a exemplo do engenheiro italiano Pier Luigi Nervi ou do espanhol Santiago Calatrava. Ambos, como o engenheiro Argemiro Brito, se tornaram grandes arquitetos por seguirem os caminhos do estruturalismo.
A arquitetura estruturalista ganha uma bela e sintética definição nas palavras do notável engenheiro Nervi: “As estruturas são a materialização das forças que atuam em um projeto.”
A obra estruturalista do engenheiro Brito é realçada na maior estátua católica do mundo, a de Santa Rita de Cássia, com 50 metros de altura, suportada por uma delgada película de concreto de apenas 8 cm de espessura, do pé ao topo da estátua. Uma parede tão fina que tangencia a imaterialidade.
A contribuição do engenheiro Brito não se encerra em suas magníficas obras. Foi ele quem introduziu, na década de 90, o EPS no preenchimento das lajes pré-moldadas e quem inventou as vigas bidirecionais, construídas apoiadas em formas quadradas que nos acostumamos a ver nuas nos tetos das garagens subterrâneas.
Por Reginaldo Marinho/redação

1 COMENTÁRIO

  1. Há décadas que a necessidade de expansão dos acessos para uso e ocupação territorial da Região Metropolitana de João Pessoa, através de pontes sobre o Estuário do Rio Paraiba do Norte parece que se tornará realidade.
    Trabalhos técnicos e científicos apontam as potencialidades da área para o turismo sustentável , assim favorecendo o desenvolvimento de muitas atividades no âmbito comercial, nos serviços e indústria.
    O governador João Azevedo entrará para a História

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