Fotos: Francisco França
O governador João Azevêdo prestigiou, nesta sexta-feira (22), a passagem de comando do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), do general de Brigada Guilherme Langaro Bernardes para o general de Brigada Alessandro da Silva. A solenidade, ocorrida no pátio de formatura da unidade militar, em João Pessoa, também contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves e de representantes do Poder Judiciário.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual desejou as boas-vindas ao novo comandante do 1º Grupamento de Engenharia, Alessandro da Silva, parabenizou o general de Brigada Guilherme Bernardes pelo trabalho exercido em João Pessoa e destacou a importância das parcerias com o Exército para a realização de ações na Paraíba. “Nós temos parcerias importantes com o Grupamento de Engenharia e pretendemos manter e ampliar esses trabalhos nas ações relacionadas à segurança hídrica e de infraestrutura. Para isso, mantemos o diálogo aberto para que possamos proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população”, frisou.
O novo comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general de Brigada Alessandro da Silva, ressaltou as principais missões com sua chegada a João Pessoa. “Sei das minhas inúmeras responsabilidades. Vamos apoiar o Comando Militar do Nordeste nas suas operações, além das gestões de cooperações militares, da gestão do nosso patrimônio imobiliário e também da gestão ambiental e de todas as organizações militares no âmbito dos oito estados que integram o Comando Militar do Nordeste”, pontuou.
O general de Brigada Guilherme Bernardes fez uma avaliação positiva de sua passagem no Grupamento de Engenharia. “Após um ano e meio, eu passo o comando do Grupamento de Engenharia para o general de Brigada Alessandro. Tivemos uma passagem muito produtiva, com a execução de muitas obras em prol do desenvolvimento do Nordeste, levando à população a melhoria da infraestrutura para melhor desempenhar suas atividades comerciais ou de lazer”, avaliou.
O comandante sucedido, general Bernardes, foi nomeado para o cargo de diretor de Obras de Cooperação, em Brasília (DF). O novo comandante do 1º Gpt E, general Alessandro, exercia anteriormente a função de chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado na cidade de Recife (PE).
O 1º Grupamento de Engenharia é a organização militar responsável pelas obras militares, obras de cooperação e trata de questões que envolvem o meio ambiente e patrimônio na Região Nordeste. A unidade foi criada em 1955, pelo decreto de número 37.221, de 27 de abril, e sua sede inicial foi instalada no município de Campina Grande, sendo transferida para João Pessoa em 1956.