Para enriquecer a experiência, João Pessoa recebe evento com especialistas e divulgadores científicos renomados com 20 horas de programação
No dia 14 de outubro deste ano, um raro espetáculo astronômico, o eclipse solar anular, será visível em partes do Brasil, incluindo João Pessoa, na Paraíba, um dos lugares mais privilegiados para essa observação. Enquanto entusiastas da astronomia aguardam ansiosamente esse evento, é importante destacar os cuidados necessários para uma observação segura.
O eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, criando um “anel de fogo” visível ao redor da Lua. A Paraíba está dentro da “faixa de totalidade”, onde o eclipse será mais visível e impressionante. O espetáculo astronômico começa às 15h30 e, às 16h45, a Lua estará toda na frente do Sol e seu ápice será às 16h46. A partir das 16h48 a Lua vai começar a sair da frente do Sol, sendo o fim da totalidade do eclipse. E o eclipse parcial só irá se encerrar às 17h52. Ou seja, como o pôr do sol na região é às 17h13, será um evento incrível, com o Sol semelhante a uma “meia-lua”
A observação do eclipse requer precauções. A pessoa nunca deve olhar diretamente para o Sol sem filtros solares oculares adequados. Óculos escuros convencionais, vidros escuros, películas de filmes, chapas de radiografia ou outros métodos improvisados não garantem proteção nenhuma para os observadores.
De acordo com Sérgio Sacani, professor e criador do Space Today, um dos maiores canais de astronomia do mundo, o mais indicado são os óculos de eclipse solar, que muitas escolas e instituições vão doar para crianças e adolescentes nas salas de aula, ou ainda comprar um filtro de soldador número 14 ou superior.
Outra recomendação importante: mesmo com os filtros solares oculares adequados, não se pode usar binóculos, câmeras fotográficas ou telescópios na observação. Também é importante certificar se os filtros oculares estão em perfeitas condições, sem microfuros ou arranhões.
Semana do Eclipse Solar
Para enriquecer a experiência do Eclipse Solar, João Pessoa receberá nos dias 12, 13 e 14 a “Semana do Eclipse Solar 2023”, uma programação completa com a participação de especialistas e divulgadores científicos de renome, incluindo Sérgio Sacani, Paulo Cacella, Schwarza e Pirulla. A programação incluirá palestras, workshops e observação comentada do eclipse, oferecendo uma oportunidade única para aprender mais sobre a astronomia e apreciar o fenômeno.
A programação completa da “Semana do Eclipse Solar 2023” nos três dias inclui mais de 20 horas de conhecimento e encontros com amigos, culminando com a observação comentada do grande evento no dia 14 de outubro, com transmissão oficial pelo canal Space Today.
Marcelo de Lima
Analista de Comunicação
Pauta Comunicação