Prefeitura realiza ações com foco em difundir na população o consumo consciente 

Neste dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Consumo Consciente no Brasil. A Prefeitura de João Pessoa tem procurado fortalecer essa consciência na população através de ações realizadas pelos órgãos que compõem a atual gestão.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) realizam eventos de caráter educativo com alunos da rede pública de ensino, que abordam temas como consumo consciente, adoção responsável de animais domésticos, cuidados com o lixo, importância da preservação das áreas verdes, entre outras temáticas.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destaca que as ações que apresentam melhores resultados são as de caráter educativo. “Quando atuamos com crianças, estamos formando futuros cidadãos mais conscientes e que levam essa informação para seus pais”, comenta.

“As crianças são multiplicadoras desse novo comportamento que preza por um consumo consciente, evitando o excesso de compras, de uso de materiais plásticos, sabendo que é possível reciclar e fazer o descarte correto dos resíduos. Cidadãos, empresas e gestores públicos precisam de envolvimento para que possamos cuidar da nossa casa maior, que é o planeta”, acrescenta Silveira.

A Semam realiza também, em datas específicas e em parceria com organizações não-governamentais, abordagens sobre a redução do uso de plástico. Inclusive na Semam os servidores não utilizam copos plásticos e eles procuram reduzir a impressão de documentos.

Na Sedes

Além da promoção da segurança alimentar que a Prefeitura de João Pessoa realiza por meio dos seus Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), oferece à população em situação de vulnerabilidade cursos e oficinas sobre como aproveitar melhor os alimentos no dia a dia.

É o caso da parceria entre a Sedes e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que por meio do curso de Gastronomia da instituição, dentro de seu projeto de extensão, está ensinando 13 mulheres da Comunidade São Rafael, inseridas no programa João Pessoa Sustentável, receitas com diversos alimentos que fazem parte da nossa cultura, como a laranja, jerimum, coco, macaxeira e que dentro da temática natalina pode, além de aprender novas receitas, também utilizá-las como meio de complementar a renda da família.

A “Cozinha que educa e transforma” é realizada a cada semestre.

No Procon-JP

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, ressalta que, falar de consumo consciente em uma época ditada pelo consumismo como prática de vida, é cada vez mais necessário. “Todos nós, enquanto consumidores, temos que ter a consciência de que nossas escolhas do dia a dia impactam positivamente ou negativamente, não só na nossa geração, como na geração futura”, comenta.

Rougger Guerra lembra que, no dia a dia, podemos atuar de forma mais simples, até da forma mais complexa, desde evitando o desperdício de água, seja no banho ou nos afazeres domésticos, até utilizando e reutilizando bens duráveis de forma consciente.

“Precisamos mudar essa mentalidade de jogar fora, porque o fora não existe. Então se você troca de celular todo ano, tem que saber que isso gera um impacto no meio ambiente. Se você usa roupas poucas vezes ou não as torna reutilizáveis para outras pessoas, tem que saber que essa atitude terá consequência para o planeta”, enfatiza.

Na Emlur

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também realiza ações de consciência ambiental, como a implantação de coleta seletiva de materiais recicláveis nas dependências de órgãos públicos. Nas palestras, os educadores ambientais enfatizaram a necessidade de utilização de recipientes coloridos para diferenciar os resíduos secos e os úmidos.

Dentro do Programa Municipal de Coleta Seletiva, lançado este ano pela gestão do prefeito Cícero Lucena, a Emlur está instalando em alguns locais da cidade pontos de entrega voluntária (PEVs), para que a população possa descartar materiais recicláveis. Os equipamentos recebem resíduos secos, como plástico, vidro, papel e metal. Os materiais são recolhidos periodicamente e, posteriormente, separados conforme sua composição.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, comenta que a instalação dos equipamentos ocorre em locais públicos de grande circulação de pessoas, como praças e parques, e nas proximidades de supermercados, que são pontos de geração de resíduos. Ele reforça que a população está cada vez mais consciente sobre o meio ambiente.

“Em algumas áreas da cidade, as pessoas se sentem responsáveis por locais públicos, zelando em parceria com o poder público, tal como ocorre com o Parque Parahyba. Queremos que a mesma lógica seja aplicada aos PEVs. Quando há comprometimento dos moradores, o resultado é muito melhor. Eles tomam para si a responsabilidade, o que inibe a ação de vândalos”, destaca Ricardo Veloso.

Serviço – Os síndicos de condomínios residenciais podem solicitar a adesão ao Programa Municipal de Coleta Seletiva. Para fazer o pedido, basta entrar em contato com a Emlur pelos telefones 3213-4237 ou 3213-4238, bem como pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br), por meio da plataforma Prefeitura Conectada.

Dia do Consumo Consciente – O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2009, com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas socioambientais que atingem o meio ambiente e as pessoas, em virtude dos padrões atuais de produção e do consumo desenfreado.

Ellyka Gomes e Eloísa Cândido
Fotos: Kleide Teixeira e Carlos Nunes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui