Provas acontecem nos dias 05 e 12 de novembro; candidatos devem adequar rotina de estudos
Quase quatro milhões de candidatos estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que acontece nos dias 05 e 12 de novembro. Faltando menos de um mês para a prova, que é composta de 180 questões objetivas e uma redação, os estudantes devem adequar a rotina de estudos.
Este é o momento para os candidatos identificarem seus pontos fortes e fracos em cada disciplina. Isso ajudará a reconhecer quais temas merecem mais atenção. A poucos dias da realização da prova, dificilmente o estudante conseguirá dedicar o mesmo tempo para cada matéria. Por isso, se ele tem mais familiaridade com História e dificuldade em Química, por exemplo, o ideal é programar um tempo maior para a segunda disciplina.
Na reta final, os candidatos já devem ter visto todo o conteúdo previsto para a prova e, agora, o foco deve ser a resolução de questões e administração do tempo. “A recomendação primordial para este momento é aplicar a metodologia ativa de resolver questões de outras edições do Enem, se possível tentando encaixar essa resolução no tempo adequado para sua estratégia de prova” explica Micael Raulino, assessor do ISO Colégio e Cursos.
O especialista também ressalta que é fundamental que os candidatos tenham uma estratégia de prova, que funciona como um roteiro organizacional para sua execução do Enem. “Essa metodologia é a melhor forma de revisar ativamente sua aprendizagem, ao passo que ainda corrobora com sua familiaridade e destreza em relação às questões do Enem”, finaliza Micael.