A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), em colaboração com os municípios de Bayeux e Lucena, promoveu, nesta quinta-feira (26), a Conferência Intermunicipal Extraordinária de Educação. O encontro foi realizado na Quadra da Escola Municipal Maria José de Miranda Burity, na Praia do Poço, e teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências, assim como fortalecer a colaboração entre os municípios.
O evento foi marcado pela análise do Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 e dará contribuições em formato de emendas que serão levadas à Conferência Estadual de Educação pelos delegados, que serão eleitos na Conferência Intermunicipal.
Cerca de 120 participantes, entre membros dos Fóruns constituídos em cada município, representantes dos gestores da educação, professores, funcionários, conselheiros da educação, estudantes e dos pais e/ou responsáveis participaram do encontro. Os municípios de Bayeux foram representados por seus respectivos secretários de educação, Jerônimo de Figueiredo e Ângela Valquiria.
“Sabemos o quanto é importante a discussão que o evento propõe para os municípios participantes, afinal, são temáticas que irão estar espelhadas nas conferências estadual e municipal. Esta conferência representa uma oportunidade para líderes, educadores, pais, alunos e membros da comunidade se envolverem em discussões construtivas e enriquecedoras, com o objetivo de contribuir com aprimoramento do sistema educacional, por meio da promoção de oportunidades de aprendizagem inclusivas e equitativas para todos”, declarou a secretária de educação, Priscilla Rezende.
A Conferência teve como pauta as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (2024/ 2034), política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável e foram abordados os 7 eixos temáticos expressos no documento. A palestra magna foi proferida por Rilma Suely de Souza Melo, membro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).
Os 7 eixos norteadores das discussões foram o PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação; A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade; Gestão democrática e educação de qualidade; Valorização de profissionais da educação; Financiamento público da educação pública e Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.
“Esse encontro se reveste de uma grande importância, pois estamos preparando ou contribuindo para um documento que terá sua concretização na Conferência Nacional, que dará as bases para os próximos 10 anos. Nosso compromisso, lembrando Paulo Freire, é diminuir a distância entre o que se diz e que se faz. A educação é a mola, de fato, que vai erguer este país e o mundo e só teremos essa certeza quando a educação se tornar uma política de estado e não de governo, para garantir uma continuidade de programas e pensamentos”, comentou o secretário de educação de Bayeux, Jerónimo de Figueiredo.
Rede de discussões – O Fórum Nacional de Educação, o Fórum Estadual de Educação e os Fóruns Municipais representam bases essenciais para a discussão, planejamento e implementação de políticas educacionais em todo o país.
O Fórum Nacional de Educação atua como um espaço de debate e proposição de diretrizes para a educação, promovendo uma interação entre representantes da sociedade civil e do poder público. Da mesma forma, o Fórum Estadual de Educação desempenha um papel crucial na formulação e acompanhamento de políticas educacionais adaptadas às necessidades específicas de cada estado.
Por fim, os Fóruns Municipais de Educação são instâncias fundamentais para promover a participação da comunidade local na definição de diretrizes e estratégias educacionais que atendam às demandas locais.
“A colaboração entre municípios é crucial para promover uma abordagem holística e integrada que aborde as necessidades educacionais da região de forma mais abrangente e eficaz. Através do diálogo aberto e da colaboração frutífera, esperamos estabelecer estratégias concretas que impulsionem o avanço educacional e fortaleçam o futuro de nossas comunidades. Jornada transformadora em direção a um sistema educacional mais resiliente e inclusivo”, destacou o assessor pedagógico da Seduc e organizador da conferência, Eric Lucena.