Habitação mobiliza mais de 500 moradores dos residenciais em campanhas de saúde e atividades de lazer e cultural

O trabalho social feito pela Secretaria de Habitação da Prefeitura de João Pessoa mobilizou, durante o mês de outubro, cerca de 500 moradores de residenciais de diversas idades em campanhas de saúde ou atividades de lazer. O trabalho é realizado pela equipe técnica e social, dentro do Programa Pós-ocupacional. Para mobilizar esse contingente, a Semhab promoveu atividades culturais, esportivas, campanhas educativas de saúde e recreativas direcionadas especificamente para os idosos.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, explicou que esse trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores dos residenciais e elevar a autoestima deles. Só na ação do ‘Dia das Crianças’, mais de 300 moradores do Vista Alegre, Vista do Verde e Saturnino de Brito tiveram a oportunidade de assistir o espetáculo ‘O Mágico de Oz’ no Teatro Pedra do Reino,  no Centro de Convenções.

Um grupo de jovens do Residencial Vista do Verde até fez parte do elenco, no espetáculo montado pelo Grupo Cara Dupla Companhia de Teatro, com direção da atriz Letícia Rodrigues. Em cena, cerca 60 atores e figurantes. “Tudo faz parte do Projeto Arte e Cultural Florescer, que vem sendo realizado pela Semhab com os jovens e o resultado tem sido bastante positivo. A prova foi à grandiosidade do espetáculo O Mágico de Oz”, comentou.

Os idosos e as donas de casa também foram contemplados com as atividades. Grupos visitaram o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo. “Na Bica, as idosas tiveram contato com a natureza e participaram de uma palestra sobre a importância de se envelhecer com saúde. Já durante a visita a Fortaleza de Santa Catarina, elas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da Paraíba e passar uma manhã de recreação e lazer, o que é bom para a saúde física e mental”, ressaltou Socorro Gadelha.

O mês de outubro foi dedicado ainda a campanha de combate ao câncer de mama – Outubro Rosa, e numa parceria com o Sesc, foram atendidas cerca de 60 mulheres com exame de mama e citológico. “Na gestão do prefeito Cícero Lucena existe uma preocupação muito grande com o ser humano, principalmente com essas pessoas que vieram de comunidades e ocupações. A recomendação do prefeito é cuidar da cidade e das pessoas e com isso oferecer mais qualidade de vida a elas”, declarou a secretária.

O trabalho social desenvolvido pela Semhab não leva benefícios apenas para os moradores dos residenciais, mas também para quem mora próximo. “Acolhemos a todos e uma prova disso foi a campanha Outubro Rosa, que disponibilizou exames para mulheres dos residenciais e também para aquelas que moram na vizinhança”, declarou  o secretário executivo da Habitação, Beto Pirulito.

Novembro Azul – A Secretaria de Habitação já está articulando com a Secretaria de Saúde (SMS) ações do ‘Novembro Azul’, que tem como objetivo o combate ao câncer de próstata. “Vamos fazer um trabalho educativo e a estimativa é ter uma boa adesão de quem tem mais de 50 anos. É importante que eles façam o exame e adotem medidas preventivas contra essa doença que já levou a vida de muitos homens”, frisou o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui