Cabedelo comemora Dia Municipal de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência com atividades esportivas e recreativas

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SPcD) comemorou o Dia Municipal de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (8 de novembro) – criado através da Lei n° 1.628/2013 com atividades esportivas e recreativas.

Em parceria com as Secretarias municipais de Cultura (Secult), Educação (Seduc) e de Esportes (Sejel), a SPcD preparou uma manhã repleta de atividades inclusivas,  que envolveram centenas de crianças e adolescentes de escolas municipais no pátio do Centro Cultural Mestre Benedito.

Mais de 150 alunos das escolas municipais Centro Integrado Imaculada Conceição, Edlene de Oliveira Barbosa, João Roberto Borges de Souza, Major Adolfo Pereira Maia, Maria Pessoa Cavalcanti, Maria José de Miranda Burity, Marizelda Lira da Silva e Rosa Figueiredo de Lima participaram de momentos lúdicos com profissionais de educação física, que proporcionaram danças Livres, corridas de saco, movimentos com saltos, cabos de guerra, corrida de colchonete e arremesso de arco.

Os alunos também presenciaram aulas demonstrativas de esportes, como para-jiujitsu e vôlei sentado, e ainda participaram de oficinas de artes visuais  de projetos que já são desenvolvidos nos serviços das Secretarias envolvidas.

“Hoje é um dia especial pra Cabedelo e, por isso, estamos muito focados nos eventos desta semana. A atual gestão trabalha diuturnamente no desenvolvimento de políticas públicas que incluam as pessoas com deficiência. A própria criação da Secretaria já trouxe um grande impacto, por ser a primeira da Paraíba e a segunda do Nordeste e, paralelamente, tudo que vem sendo realizado nos últimos anos fortalecendo a luta e as conquistas de pessoas com deficiência. Outra gratidão que temos é para com as Secretarias que são parceiras e proporcionam à população momentos como este”, destacou Geusa Ribeiro, secretária da Pessoa com Deficiência.

A secretária adjunta da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Gabriele Soares (Gaby da Inclusão), novamente destacou a trajetória de 10 anos da lei que criou a data e destacou o papel dos pais de PCDs na culminância da criação da atual secretaria.

“Essa data de hoje representa um marco de vitória do nosso município e, principalmente, para nós que fazemos a política pública da Pessoa com Deficiência. É um dia de luta, mas também é para comemorarmos as conquistas. Estamos vivendo um momento em que as pessoas com deficiência podem sair de suas casas sem medo e estão sendo mais abraçados pela sociedade”, concluiu Gaby.

No evento, a portadora  de Síndrome de Down Lívia Maria, que é estudante da escola municipal Maria José de Miranda Burity, participou da oficina de artes visuais fazendo pinturas livres. A adolescente elogiou a iniciativa. “Tô muito feliz. Gostando demais. O dia tá divertido”.

Já a adolescente Stephany dos Santos, estudante da escola Maria Pessoa, é deficiente auditiva e, com o suporte do intérprete de Libras Heitor Diniz, servidor do quadro efetivo da Prefeitura, comentou sobre o que estava sentindo. “Participei  da brincadeira de corda e me diverti muito. Sei que o dia de hoje deve ser especial, porém, mais especial ainda é poder conviver com as outras pessoas sem impedimento, apesar das diferenças”, concluiu.

Programação – A semana especial inclusiva tem sequência nesta quinta-feira (9), pela manhã, quando ocorrerão palestras no auditório do Gabinete do Prefeito; na sexta-feira (10), acontece mais uma edição da Tardezinha Literária, no Casarão do Padre, voltado especialmente para PCDs.

No sábado (11), a Secretaria promoverá um Passeio Turístico em pontos de Cabedelo, como Km Zero, Fortaleza de Santa Catarina e Pôr do sol de Jacaré, exclusivo para PCDs e seus acompanhantes. O encerramento da semana se dará no domingo (12) com o evento Praia Acessível, na Praia do Miramar, a partir das 8h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui