O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade que compõe a rede hospitalar do Governo da Paraíba, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), após cumprir as diretrizes Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), no triênio 2021-2023, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), recebeu a certificação pelo aperfeiçoamento da assistência prestada aos pacientes ultrapassando a meta proposta.
Na manhã desta quarta-feira (22), uma equipe técnica do Hospital Oswaldo Cruz visitou as instalações do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), como parte das atividades de finalização do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), no triênio 2021-2023, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Junto com a equipe multidisciplinar da unidade, os profissionais do Oswaldo Cruz avaliaram o cumprimento de diretrizes do Projeto no que diz respeito aos protocolos e processos de trabalho que estão melhorando o fluxo interno da unidade e o impacto na melhoria da assistência e serviços prestados aos pacientes. Entre os setores visitados, estão o centro cirúrgico, urgência, unidades de internação, espaços de equipamentos médicos e farmácia. Os representantes também se reuniram com a diretora de Assistência à Saúde, Ilara Nóbrega, o diretor hospitalar Cicero Ludgero e algumas lideranças para apresentarem o resultado final e entregarem um certificado de participação, que o Hospital Edson Ramalho concluiu com êxito.
De acordo com a farmacêutica do RHP, Tatiana Francelino, nesta visita foi feita uma análise do que foi proposto à instituição, dentro do segundo ciclo do projeto, e verificou-se que a unidade ultrapassou a meta de conformidade. “Nós vamos sair daqui com um sentimento de missão cumprida nessa batalha da qualidade de segurança ao paciente”, afirma Tatiana.
Para o diretor hospitalar Cícero Ludgero, a conclusão deste projeto é muito importante, pois mostra o crescimento que o hospital teve na qualidade dos cuidados ao paciente nos últimos três anos, deixando em evidência o bom trabalho que o Governo da Paraíba vem fazendo para melhoria da saúde dos pacientes. “Com a sinalização do governador João Azevêdo para o início da reforma do hospital, os avanços continuarão também na parte estrutural”, destaca Cícero.
Sobre o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP): é uma ação de intervenção e de instrumentalização da gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e estimular melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS. O enfoque é na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo para a qualificação dos trabalhadores da Saúde e da assistência aos pacientes.
O Hospital Edson Ramalho está entre os 56 hospitais públicos do país que desenvolvem o Projeto. Na Paraíba, além do HSGER, a iniciativa contempla o Complexo Hospitalar de Patos e o Hospital de Trauma de Campina Grande.