Programa Espaço Cultural entrevista a atriz Soia Lira, nesta quinta-feira (30)

O programa Espaço Cultural desta quinta-feira, dia 30, terá um bloco de entrevista com a atriz paraibana Soia Lira. Na playlist desse papo, canções de Escurinho, Chico Limeira, Totonho, Cátia de França, Nathalia Bellar, Chico César e Seu Pereira & Coletivo 401. Com transmissão pela Rádio Tabajara FM (105,5), o programa vai das 22h à meia-noite. A edição e apresentação são do jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira.

Maria Auxiliadora Lira de Souza, mais conhecida como Soia Lira, é um dos maiores nomes das artes cênicas de nosso estado. Ano que vem, ela vai festejar 62 anos de idade e 50 anos de trajetória artística. Não à toa, é uma das homenageadas desta 18ª edição do Fest Aruanda. Da década de 1970 para cá, Soia esteve em diversas peças de sucesso (como ‘Vau da Sarapalha’) e filmes premiados e elogiados pela crítica (como ‘Central do Brasil’).

Tudo começou com o grupo Mickey, ainda meninota em Cajazeiras “Eu só percebi que eu era atriz mesmo depois que eu conheci a Piollin e Luiz Carlos Vasconcelos me chamou para fazer a peça ‘Vau da Sarapalha’. Deixou de ser uma brincadeira para ser teatro”. E olha que Soia já havia passado por várias capitais do Brasil com o espetáculo ‘Beiço de estrada’ (encenado em várias partes do Brasil, através do projeto Mambembão), escrito e dirigido por Eliézer Rolim.

No cinema, ela atuou no aclamado ‘Central do Brasil’, que disputou o Oscar de Melhor Filme Internacional. O longa-metragem tem no elenco Fernanda Montenegro, Othon Bastos, Vinícius de Oliveira, Matheus Nachtergaele e Marília Pêra. Soia também brilhou em ‘Pacarrete’, filme vencedor do Festival de Gramado em 2019 (onde Soia divide cenas com as também paraibanas Zezita Matos e Marcélia Cartaxo).

Recentemente, Soia gravou o curta-metragem ‘Cavalo Marinho’, de Leo Tabosa, em Aracoiaba (CE). Atuou com Tuca Andrada e Divina Valéria. Mês passado, em Cabaceiras (PB) gravou participação especial na série ‘Maria Bonita’, da Star+. Isis Valverde vai interpretar a própria Maria Bonita, e Júlio Andrade fará Lampião.

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da rádio Tabajara. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui