João Pessoa se prepara para receber a terceira edição do Gran Fondo Brasil, que é uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial. O evento será realizado no dia 10 de dezembro, domingo, e vai contar com mais de 250 ciclistas de todo país, com largada às 6h, no Busto de Tamandaré. Os participantes vão disputar o desafio em dois percursos: 109km (longo) e 84km (curto).
“Estamos realizando a terceira edição da Gran Fondo, uma competição que temos bastante carinho e esse ano com um percurso diferenciado, o que vai proporcionar um olhar diferenciado, além de elevar a responsabilidade e o desafio. É uma corrida que vai acrescentar, ainda mais, no calendário de provas da cidade, que conta com o apoio incondicional do prefeito Cícero Lucena, um amante do esporte”, afirmou o secretário de Esportes de João Pessoa, Kaio Márcio.
Após a saída do Busto de Tamandaré, e por questões de segurança, os ciclistas seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco atrás do carro de apoio com a velocidade máxima controlada. Logo depois percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, e seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam de fato as disputas de velocidade.
A partir da Avenida Panorâmica, eles começam de fato as disputas de velocidade, entram rumo ao Mangabeira Shopping e percorrem toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas encaram a maior perna da prova; onde se deslocam até a zona urbana do município de Cabedelo e retornam na altura do Km 2 da Transamazônica.
Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação, já os demais vão até o Centro de Convenções – ida e volta, duas vezes, assim completando a competição.
“Essa é a grande novidade para 2023. Sugerimos essa mudança no percurso, e prontamente fomos atendidos pelas forças de segurança e secretárias envolvidas no projeto, Prefeitura de Cabedelo, como também o apoio incondicional da Policívia Rodoviária Federal. Uma volta única que adentra a região metropolitana no litoral norte.”, explicou Juliano Sucupira, Secretário Executivo de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
Todo o planejamento foi elaborado em uma ação conjunta das Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As inscrições para a prova seguem abertas até o dia 8 de dezembro, no site: ticketsports.com.br. A prova é aberta a todos os tipos de ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. Além do mais, a infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional – com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.
Os primeiros cinco colocados gerais, masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Já os primeiros colocados de cada categoria vão receber um troféu.