Saiba como a fisioterapia atua na prevenção e tratamento de lesões do esporte

Atleta profissional de natação, Carmelo Holanda foi obrigado, em meados de setembro deste ano, a dar uma pausa nos treinos e competições após uma lesão na região da coluna. Recuperado, ele voltou à prática esportiva e foi campeão Norte/Nordeste na categoria master 70+. O que foi importante na reabilitação de Carmelo? A fisioterapia esportiva.

Por meio de exercícios e procedimentos específicos, a fisioterapia auxilia os atletas, sejam profissionais ou amadores, no diagnóstico, recuperação e prevenção de lesões. Todo esse trabalho é essencial para que o paciente retome as atividades com segurança e sem riscos de se machucar novamente.
“Muitos atletas esperam ocorrer a lesão para poder buscar o tratamento, quando, na verdade, a fisioterapia se mostra muito eficaz não só na reabilitação, mas também como instrumento de prevenção”, destaca João Lucas Melo, fisioterapeuta da Unimed João Pessoa que atua no Espaço Vida.
No caso de Carmelo Holanda, ele buscou a fisioterapia como parte importante para o tratamento de uma lesão – Síndrome de piriforme e compressão do nervo ciático – na região lombar. O militar aposentado conta que mal conseguia sentar, deitar ou ficar de pé por conta do problema. “Durante os treinos eu comecei a sentir dor na coluna. Até que não aguentei mais e fui ao médico. Depois fiz as sessões de fisioterapia, três vezes por semana, e me recuperei totalmente”, conta o atleta.
Carmelo Holanda sempre fez natação e nunca havia tido lesões por conta do esporte. De acordo com o fisioterapeuta João Lucas, a fisioterapia foi essencial para a recuperação muscular e redução do processo inflamatório. “A fisioterapia irá auxiliar na melhora dos sintomas e na recuperação do paciente, aliviando as dores. Além disso, é feito um trabalho de ganho de força muscular através de exercícios direcionados à patologia e com recursos de eletro, termo e fototerapia”, explica o fisioterapeuta.
*CUIDADOS PREVENTIVOS*
• Pessoas sedentárias estão mais vulneráveis ao iniciar alguma prática esportiva. Busque ajuda profissional antes de começar as atividades
• Se já sofreu alguma lesão, busque acompanhamento de um fisioterapeuta para evitar que o problema reapareça
• Faça alongamento sempre antes e após a atividade física
• Sempre faça exercício com orientação profissional
• Se sentir dor ou incômodo durante a prática da atividade, pare e peça orientação do educador físico
• Utilize acessórios e equipamentos corretos para a prática escolhida (como tênis e luvas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui