O Hospital Geral de Mamanguape, unidade do Governo da Paraíba, realizou, na última sexta-feira (22), a primeira artroplastia total de quadril (prótese) em paciente admitido no hospital. O procedimento foi disponibilizado através do programa Opera Paraíba, criado com o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas.
A cirurgia ortopédica substitui as articulações naturais comprometidas por um modelo mecânico – prótese – que reproduz os movimentos biológicos com a mesma eficiência. De acordo com o diretor-geral do hospital, Rodrigo Oliveira, o procedimento de alta complexidade realizado no centro cirúrgico da unidade é essencial no tratamento de fraturas de colo do fêmur. Além disso, o método também é usado em casos de coxartrose (lesão da articulação coxo femoral) e osteonecrose da cabeça do osso.
“A realização da primeira artroplastia total de quadril aqui no HGM é extremamente representativa. Estamos trazendo um procedimento cirúrgico de alta complexidade que a unidade ainda não tinha e, certamente, o ganho para a qualidade de vida dos pacientes será enorme”, destacou Rodrigo.
O paciente beneficiado foi o aposentado Antônio de Oliveira, de 70 anos, morador da cidade de Alhandra. A cirurgia teve o comando dos médicos ortopedistas Gustavo Farias e George Kennedy. Segundo Keneddy, o aposentado apresentava um distúrbio de quadril desde a infância, evoluindo com perda da esfericidade da cabeça femoral e displasia acetabular, com 3,5cm de encurtamento do membro inferior direito, dor articular crônica e importante dificuldade de locomoção.
“Para resolver o problema desse paciente, foram utilizados componentes protéticos não cimentados, com ganho de comprimento, equalização dos membros inferiores e liberação de carga precoce. Esse procedimento alivia dores e permite retomar as atividades habituais”, explicou.
Seu Antônio já recebeu alta, e a expectativa é poder se locomover com segurança. “Minha expectativa é muito grande de poder andar bem, subir e descer escada, que eu não conseguia. Espero que mude para melhor, pois eu sofria com esse problema desde meus nove anos”, lembrou.
O Hospital já oferta, através do Programa Opera Paraíba, tratamento de ligamento cruzado anterior e posterior, lesão de menisco, lesão de ombro e punho, implante de prótese de joelho e agora, artroplastia total de quadril.
Para participar do Programa é necessário que o usuário faça a solicitação através da secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br